8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Após bronze, Thiago Monteiro foca em voltar ao top-100

Após bronze no Pan de Santiago, Thiago Monteiro foca em voltar ao top-100 do ranking da ATP e conseguir vaga em Paris

Thiago Monteiro prepara para sacar em jogo de tênis dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Thaigo Monteiro conseguiu uma medalha de bronze na chave de simples dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Esse era um dos seus objetivos no torneio continental, mas o outro ficou para o próximo ano: garantir uma vaga na Olimpíada de Paris.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Após uma derrota na semifinal dos Jogos Pan-Americanos, Thiago Monteiro precisou virar a chave para a disputa da medalha de bronze. Ele fez um duelo brasileiro contra Gustavo Heide, que também caiu na semifinal em Santiago. O jovem de 21 anos saiu na frente, com uma grande atuação no primeiro set, mas Thiago conseguiu a virada, conquistando o bronze após vencer o tiebreak do terceiro set.
+ Lulau voltam ao pódio com ouro nos Jogos Pan-Americanos
+ Heide e Demoliner superam caldeirão chileno para levar o ouro no Pan
+ Laura Pigossi vence argentina e se classifica para Paris-2024
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Estou muito feliz. É um sonho poder medalhar em uma competição tão tradicional como os Jogos Pan-Americanos. Hoje foi um jogo muito duro, decidido no detalhe. Mas ao mesmo tempo, estou muito feliz de ter conquistado essa virada”, analisou Monteiro após o jogo em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Caminho até Paris

O Pan classificava os seus dois finalistas na chave de simples para os Jogos Olímpicos. Thiago Monteiro chegou na semifinal, mas perdeu para o chileno Tomás Barrios, que fará a final contra o argentino Facundo Diaz Acosta. Assim, o caminho para Monteiro chegar a Paris passa por uma subida no ranking de simples da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais.

Thiago Monteiro nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

O tenista cearense estava até metade do ano no top-100 da lista. Mas o atleta não conseguiu defender alguns pontos importantes e caiu algumas posições. Agora, Monteiro foca em voltar para as cem primeiras posições. “Venho melhorando do meio do ano para cá. Me reencontrei dentro de quadra e tenho evoluindo o meu jogo. Sem dúvidas, eu tenho capacidade de classificar para Paris pelo ranking. Esse é o objetivo, semana a semana acreditando na minha evolução”, declarou o atleta.

Thiago Monteiro está em 116º lugar no ranking da ATP. Ele irá disputar mais dois evento nesse ano para tentar somar mais pontos na classificação. “Tenho mais dois Challengers para acabar a temporada: um em Montividéu e outro em Brasília. Então vou ter uma semana de treino antes dos torneios e depois volto para curtir as férias com a família”, afirmou.

Possível realocação

Porém, mesmo se não conseguir a classificação pelo ranking da ATP, Thiago Monteiro ainda terá uma chance de ir aos Jogos Olímpicos com seu desempenho nos Jogos Pan-Americanos. Como a Argentina está com uma das vagas continentais e é possível que o país coloque quatro atletas em Paris pelo ranking, estourando o limite de atletas que cada Comitê Olímpico pode inscrever no torneio de simples. E caso um desses quatro tenistas não seja Facundo Diaz Acosta, a segunda vaga do Pan vai para Thiago Monteiro.

Vale lembrar que o ranking utilizado para determinar os classificados aos Jogos Olímpicos será o da segunda-feira após a final do próximo torneio de Roland Garros, em junho do ano que vem.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023