Na estreia do Challenger de Santa Fé, na Argentina, nesta terça-feira (17), Thiago Monteiro teve bastante dificuldade para vencer e avançar. O brasileiro encarou o tenista local Juan Manuel Cerundolo e venceu por 2 sets a 1 (6/3, 2/6 e 7/6 [4]). Em quase duas horas e meia de partida, o duelo teve decisão no tie-brake. Pedro Boscardin acumulou duas derrotas, no simples e tomou W/O em duplas.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A batalha
No primeiro set, Thiago Monteiro sacou muito bem com 81% de primeiro serviço e um aproveitamento igualmente bom de 82% em bolas vencidas nessa situação. Não correu riscos em seus games, mesmo assim teve dificuldade para quebrar o argentino. Assim. a quebra só veio quando o brasileiro vencia por 4/3 e completou o primeiro set de manual para o que parecia uma vitória tranquila.
- Superliga: Blumenau entra no top-5; Joinville vence e sai da zona
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
No entanto, a chave virou e o jogo caiu demais tecnicamente para os dois lados. Da parte do brasileiro, o primeiro serviço foi para 63% e o aproveitamento desceu para 40%. Resultado: três games quebrados em favor de Cerundolo contra um a favor de Monteiro. Juan Manuel promoveu a primeira quebra com 2/1 e sofreu a devolutiva no próximo game. Porém, o Thiago, número 126 no ranking, não se estabilizou e sofreu mais duas quebras, totalizando três em sequência, para o tenista número 99 do ranking.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em seguida, o quarto game que Monteiro não confirmou seu saque foi no segundo ponto do set decisivo. Foi preciso muita força mental para o brasileiro retomar a confiança e buscar no fundo a força necessária para buscar. O argentino vencia por 5 a 2, mas Thiago confirmou seu saque, quebrou no game adjacente e confirmou novamente para empatar. Desse modo, restou o tie-brake, que permaneceu igual até os últimos três pontos para o lado do brasileiro.
Assim, Thiago se junta a Felipe Meligeni na segunda rodada do Challenger e enfrenta Carlos Taberner, que veio do quali. O espanhol derrotou outro brasileiro, Pedro Boscardin, por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5), também nesta tarde. Por fim, Boscarin e seu parceiro argentino Gonzalo Villanueva perderam de W/O na partida de duplas contra Ayeni/Juaréz.