Guerreiro incansável! Thiago Monteiro venceu a semifinal e a final do Challenger de Campinas neste domingo (8) e tornou-se o segundo brasileiro a conquistar o torneio em casa. Como se não bastasse duas partidas, o tenista precisou virar a batalha derradeira contra o argentino Camilo Ugo Carabelli. Venceu com 2 sets a 1 (3/6 e duplo 6/4) em quase três horas de luta e garra.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Não foi nada fácil esse desfecho vitorioso para Thiago Monteiro. Primeiramente, o brasileiro precisou de paciência para entrar em quadra. A chuva impediu a realização da semifinal no sábado e as duas chaves tiveram sua definição hoje para a grande final do torneio. Similarmente, os dois finalistas do Challenger venceram suas partidas pelo mesmo placar, 2 set a 0 (6/2 e 6/1).
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Camilo Ugo Carabelli concluiu sua partida contra o italiano Andrea Pellegrino, enquanto Thiago fez o jogo inteiro contra outro italiano, Luciano Darderi. Assim, o brasileiro esteve por 1h07min e o argentino gastou 1h12min. O tempo total foi semelhante, mas o argentino já tinha o primeiro set na conta quando entrou em quadra no dia anterior.
De qualquer forma, isso fica para trás com um título em jogo e pontos importantes no ranking mundial. Então, a final reuniu dois sul-americanos de colocações semelhantes na pontuação. Camilo ocupa a 177ª e Thiago está em 150º.
Batalha na final
O primeiro set da partida que durou 2h52min foi marcado pela inconsistência dos dois tenistas. Ambos tiveram menos de 60% de aproveitamento de primeiro serviço. Thiago salvou quatro brake-points, porém não salvou o quinto, no instante que seu adversário vencia por 3/2. O brasileiro teve duas chances de quebrar, contudo o Camilo defendeu-se bem e teve todos os games confirmados.
Em seguida, veio o momento de maior oscilação de Moneito na partida. Ele foi de uma recuperação avassaladora para um apagão total e uma retomada de concentração. Abriu 4/0 na segunda parcial e, depois, deixou Ugo Carabelli empatar. Encontrou forças para confirmar e fazer 5/4 antes de quebrar pela terceira vez e empatar o duelo.
Por fim, quebrou no segundo game do set decisivo e teve o serviço quebrado no game seguinte. Cresceu a confiança, acertou golpes com maior precisão e fez o argentino sair de sua zona de conforto. Thiago Monteiro quebrou o serviço adversário no momento mais importante, o que se tornou o último game, quando vencia por 5/4.
O brasileiro repete o feito de seu compatriota Guilherme Clezar dez anos após a primeira conquista. Com o título, Thiago subirá para 123º com o ranking atualizado na segunda-feira.