Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad sofre virada e cai na estreia do WTA 1000 de Pequim

Ainda sem estar totalmente recuperada por acidente no México, Bia Haddad perde para italiana no WTA 1000 de Pequim

Bia Haddad Maia, usando laranja e viseira, faz cara de lamentação durante o WTA 1000 de Pequim
(Foto: Jimmie48/WTA)

Beatriz Haddad Maia perdeu para a italiana Jessica Paolini por 2 sets a 1 (6/3, 4/6 e 4/6), na madrugada deste domingo (1º), e deu adeus ao WTA 1000 de Pequim na China. A tenista brasileira venceu o primeiro set e chegou a ter uma quebra de vantagem na segunda parcial, mas tomou a virada. Bia ainda disputará a chave de duplas na competição, ao lado da russa Veronika Kudermetova.

Voltando a jogar após três semanas, Bia Haddad não estava totalmente recuperada das lesões na mão esquerda, que foram causadas por um acidente que a tirou do WTA 1000 de Guadalajara, no México. O box do banheiro de seu quarto de hotel estourou quando a brasileira a abriu, o que causou ferimentos em suas mãos, gerando inclusive pontos.

A partida entre Bia, atualmente na 18ª colocação do ranking mundial, e Paolini, número 37 do mundo, teve um início caótico. Isto porque houve quebras de serviço nos sete primeiros games do set inicial. A primeira confirmação do jogo só veio no oitavo game, quando Bia Haddad chegou a frente em 5/3. Em seguida, a brasileira emplacou mais um break e fechou a parcial em 6/4.

O saque das duas tenistas melhorou a partir do segundo set, mas Bia conseguiu uma quebra no terceiro game e saltou a frente em 3/1. No entanto, ela não sustentou a vantagem e teve o break devolvido já na sequência. Após confirmações, Paolini voltou a ter um break e fechou a parcial em 6/4. Por fim, no set decisivo, Paolini chegou a abrir 4/0 e Bia mostrou poder de reação, empatando a partida. Entretanto, a italiana conseguiu fechar outra vez em 6/4.

Com a derrota no individual, a brasileira perdeu cinco pontos no ranking mundial e está caindo uma posição de forma momentânea. Agora, ela segue agora apenas na disputa de duplas do WTA 1000 de Pequim. Ela jogará ao lado de Veronika Kudermetova e enfrentará a cazaque Anna Danilina e a russa Alexandra Panova na estreia do torneio, na madrugada desta segunda-feira (2).

Rafael Matos e Marcelo Matos caem

Ainda na gira asiática de tênis, outros brasileiros perderam neste domingo. Marcelo Melo e o alemão Alexander Zverev caíram nas quartas de final do WTA 500 de Pequim. Eles foram derrotados pelo estadunidense Austin Krajicek e o croata Ivan Dodig, cabeças de chave número 1, por 2 sets a 1 (7/6 [5], 4/6 e 11-9).

Já no Cazaquistão, Rafael Matos, ao lado do português Francisco Cabral, caiu diante dos holandeses Robin Haase e Botic Van De Zandschulp por 2 sets a 0 (6/1 e 6/4). A queda também aconteceu nas quartas de final do torneio de duplas, mas no ATP 250 de Astana. Rafael Matos é o atual número 43 do mundo.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis