Beatriz Haddad Maia perdeu para a italiana Jessica Paolini por 2 sets a 1 (6/3, 4/6 e 4/6), na madrugada deste domingo (1º), e deu adeus ao WTA 1000 de Pequim na China. A tenista brasileira venceu o primeiro set e chegou a ter uma quebra de vantagem na segunda parcial, mas tomou a virada. Bia ainda disputará a chave de duplas na competição, ao lado da russa Veronika Kudermetova.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Voltando a jogar após três semanas, Bia Haddad não estava totalmente recuperada das lesões na mão esquerda, que foram causadas por um acidente que a tirou do WTA 1000 de Guadalajara, no México. O box do banheiro de seu quarto de hotel estourou quando a brasileira a abriu, o que causou ferimentos em suas mãos, gerando inclusive pontos.
A partida entre Bia, atualmente na 18ª colocação do ranking mundial, e Paolini, número 37 do mundo, teve um início caótico. Isto porque houve quebras de serviço nos sete primeiros games do set inicial. A primeira confirmação do jogo só veio no oitavo game, quando Bia Haddad chegou a frente em 5/3. Em seguida, a brasileira emplacou mais um break e fechou a parcial em 6/4.
O saque das duas tenistas melhorou a partir do segundo set, mas Bia conseguiu uma quebra no terceiro game e saltou a frente em 3/1. No entanto, ela não sustentou a vantagem e teve o break devolvido já na sequência. Após confirmações, Paolini voltou a ter um break e fechou a parcial em 6/4. Por fim, no set decisivo, Paolini chegou a abrir 4/0 e Bia mostrou poder de reação, empatando a partida. Entretanto, a italiana conseguiu fechar outra vez em 6/4.
Com a derrota no individual, a brasileira perdeu cinco pontos no ranking mundial e está caindo uma posição de forma momentânea. Agora, ela segue agora apenas na disputa de duplas do WTA 1000 de Pequim. Ela jogará ao lado de Veronika Kudermetova e enfrentará a cazaque Anna Danilina e a russa Alexandra Panova na estreia do torneio, na madrugada desta segunda-feira (2).
Rafael Matos e Marcelo Matos caem
Ainda na gira asiática de tênis, outros brasileiros perderam neste domingo. Marcelo Melo e o alemão Alexander Zverev caíram nas quartas de final do WTA 500 de Pequim. Eles foram derrotados pelo estadunidense Austin Krajicek e o croata Ivan Dodig, cabeças de chave número 1, por 2 sets a 1 (7/6 [5], 4/6 e 11-9).
Já no Cazaquistão, Rafael Matos, ao lado do português Francisco Cabral, caiu diante dos holandeses Robin Haase e Botic Van De Zandschulp por 2 sets a 0 (6/1 e 6/4). A queda também aconteceu nas quartas de final do torneio de duplas, mas no ATP 250 de Astana. Rafael Matos é o atual número 43 do mundo.