Nesta quinta-feira (21), a organização do Challenger de Campinas divulgou o primeiro convidado para a chave principal do evento. A competição ocorre entre os dias 2 e 8 de outubro na Sociedade Hípica de Campinas. João Fonseca, número 1 do mundo no ranking juvenil, terá a oportunidade de disputar o maior ATP Challenger do Brasil pela 1ª vez em sua carreira. O evento da série Challenger 100 distribui US$ 130 mil (R$ 633 mil na cotação atual) em prêmios e pontos para o ranking da entidade.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Anteriormente, João foi campeão do US Open até os 18 anos, há duas semanas. Dessa forma, o Grand Slam em Nova York foi exatamente seu último evento como juvenil. Portanto, o foco total do carioca de 17 anos é o circuito profissional, onde já soma as quartas de final do Challenger de Florianópolis, em abril. Sobretudo, em torneios do circuito ITF World Tennis Tour, ele alcançou duas semifinais, incluindo no São Paulo Tennis Classic, em Mogi das Cruzes.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Assim, até o momento, Fonseca mesclou o circuito juvenil com torneios pontuais na gira profissional. Sua primeira experiência logo veio no Rio Open, em fevereiro, quando fez frente ao top 60 Alex Molcan. Oito meses depois, ele se considera mais maduro e preparado para uma boa campanha na 13ª edição do ATP Challenger de Campinas.
Transição para profissionais
Primordialmente, atual 665º do ranking da ATP, João terá a oportunidade de enfrentar novamente jogadores de melhor classificação na entidade. A experiência deixa o carioca ainda mais confiante. “Minha meta é focar no profissional e me desafiar o máximo possível. Será certamente um grande desafio”, declara o tenista, terceiro brasileiro confirmado na chave após Thiago Monteiro e Felipe Meligeni Alves.
“Este convite encaro como um grande desafio. Eu tive a oportunidade de jogar o Rio Open esse ano e agora vou poder jogar em Campinas. Estou super feliz, animado e agradecido pelo wild card e por essa chance de jogar um torneio tão importante como esse”, conclui Fonseca.
Vale reforçar que a entrada ao público na Hípica é gratuita desde o qualifying, que começa no dia 1º de outubro.
*Com informações de Instituto Sports (assessoria).