8 5
Siga o OTD

Tênis

Luisa Stefani volta ao top-10 do ranking após semifinal do US Open

Dois anos após lesão, Luisa Stefani volta a ser décima colocada do ranking mundial da WTA

Luisa Stefani sorridente após voltar ao top-10 do ranking mundial de tênis depois do US Open
(Foto: Jimmie48/WTA)

A medalhista olímpica Luisa Stefani está de volta ao top-10 do ranking mundial! A brasileira aparece em décimo lugar na classificação de duplas da WTA, atualizada nesta segunda-feira (11), após o encerramento do US Open. Outro destaque do dia é Thiago Wild, que entrou no top-100 do ranking individual da ATP pela primeira vez, aparecendo agora em 76º lugar. Além disso, João Fonseca assumiu a liderança do ranking mundial juvenil.

Luisa Stefani subiu para a décima colocação do ranking depois de chegar até a semifinal do US Open, jogando ao lado da estadunidense Jennifer Brady. Com a campanha, ela recebeu 620 pontos e ganhou quatro posições na classificação, acumulando agora 4.660 pontos. A nona colocada é a canadense Gabriela Dabrowski, com 4.840 pontos, enquanto a líder é estadunidense Jessica Pegula, com 6.035.

Stefani volta ao top-10 do ranking mundial após um ano e oito meses. A última vez que ela apareceu na seleta lista das dez melhores duplistas do mundo havia sido em janeiro de 2022, quando ainda se recuperava de lesão – ela rompeu o ligamento do joelho direito durante a semifinal do US Open de 2021. Luisa ficou fora das quadras por 12 meses e só retornou em setembro do ano passado.

Perto do melhor da vida

Vale destacar que o melhor ranking da carreira de Luisa é o nono lugar, de novembro de 2021. Ela poderá atingir a colocação em breve, caso vá bem nos próximos torneios do circuito. Luisa disputará o WTA 1000 de Guadalajara e o WTA 500 de Tóquio ao lado da mexicana Giuliana Olmos, em setembro, e terá o WTA 1000 de Pequim e o WTA 500 de Zhengzhou com a brasileira Ingrid Martins como parceira.

Luisa Stefani vibra com a raquete na mão
Stefani tem 26 anos de idade (Foto: Jimmie48/WTA)

Luisa Stefani é a melhor brasileira do ranking mundial de duplas. Bia Haddad, que chegou nas quartas de final do US Open ao lado da belarrussa Victoria Azarenka, ganhou uma posição e aparece em 15º lugar, com 3.980 pontos. Ingrid Martins, por sua vez, é a 57ª colocada, com 1.490 pontos. No individual, Bia Haddad está em 20º lugar, com 2.220 pontos, enquanto Laura Pigossi é a 130ª colocada.

Thiago Wild no top-100 da ATP

Quem também começou a semana com motivos de sobra para comemorar é Thiago Wild. Isto porque o tenista paranaense subiu 30 posições no ranking individual da ATP e agora aparece na 76ª colocação, com 752 pontos. É a primeira vez que ele entra no top-100 da classificação. Wild “pegou o elevador” depois que conquistou dois títulos de Challenger consecutivos, incluindo o de Genova, na Itália, no último final de semana.

Thiago Wild, de boné branco e camiseta vermelha, fecha os punhos e vibra após ponto
Thiago Wild não disputou a chave principal do US Open, mas foi bem nos Challenger (Foto: Bettina Musatti)

Thiago Wild, que tem 23 anos de idade, é o melhor brasileiro na classificação. O segundo melhor é Thiago Monteiro, que ganhou duas posições e aparece em 116º lugar, com 523 pontos. Outro que subiu bem foi Felipe Meligeni, após atingir a segunda rodada do US Open. Ele ganhou 26 colocações e agora é o 142º colocado, com 430 pontos. O líder do ranking mundial em simples é o sérvio Novak Djokovic, com 11.795 pontos.

Já nas duplas, o melhor brasileiro é Marcelo Melo, que perdeu três posições, mas aparece em 40º lugar, com 2.400 pontos. Rafael Matos ganhou quatro posições após o US Open e está na 44ª colocação, com 1.885 pontos. Marcelo Demoliner caiu 16 posições e está em 70º lugar, com 1.199, enquanto Fernando Romboli ganhou nove colocações e agora é o 119º, com 723 pontos.

João Fonseca líder

Outro brasileiro com destaque nas atualizações dos rankings de tênis nesta segunda-feira é João Fonseca. O carioca de 17 anos assumiu a liderança do ranking mundial juvenil do individual masculino após ser campeão do US Open da categoria, no último final de semana. Ele se torna o terceiro brasileiro a atingir o feito.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis