João Fonseca é campeão do US Open de tênis! O brasileiro repete o feito de Thiago Wild no Grand Slam juvenil e é o terceiro tenista nacional a conquistar um Major na categoria de base. Ele venceu o norte-americano Learner Tien, por 2 sets a 1 de virada (4/6, 6/4 e 6/3) em 1h57min. De quebra, o cabeça-de-chave número 7 do torneio, assumiu a liderança do ranking mundial no juvenil na noite deste sábado (9).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Antes de mais nada, João precisou esperar mais de três horas do que estava programado para entrar em quadra, devido a risco de trovoadas no complexo. O jogo foi na quadra 11 de Flushing Meadows, na área externa. Sua partida estava marcada para às 15h (horário de Brasília) e começou apenas no final da noite, enquanto Coco Gauff conquistava o título na chave principal do feminino.
A conquista
No primeiro set, a característica de Learner como um passador mais paciente foi recompensada. A parcial manteve-se em igualdade até o 4/4, quando ocorreu a quebra para o norte-americano. Curiosamente, João teve 94% de conversão dos pontos jogando com primeiro saque, contra 73% do adversário. Porém, teve um aproveitamento muito baixo de segundo serviço, 13% contra 75%. Dessa forma, Tien sacou para fechar a parcial.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Em seguida, veio a recuperação de João com bastante sofrimento no segundo set. A princípio, Fonseca voltou desconcentrado com a derrota e sofreu a quebra logo no primeiro game. Correu atrás do placar em boa parte do set. Conseguiu a quebra para igualar o placar no 2/1. Sobretudo, um momento de instabilidade de ambos os lados promoveu mais uma quebra para cada tenista. Contudo, o brasileiro assumiu a frente, fazendo 4/3 e novamente no 5/4. João ajustou melhor sua recepção, pulando de 27 para 54% de pontos vencidos, que foi determinante para uma nova quebra no momento decisivo.
Similarmente, a última parcial começou com uma quebra de Tien e a devolução da quebra por parte do João no 1/2 contra. O brasileiro passou a ter mais confiança em seus golpes e acelerou a bolinha nas batidas do fundo de quadra. Passou à frente pela primeira vez no game seguinte e conquistou uma nova quebra para ampliar em 4/2. Seu saque seguinte mostrou o quão confiante estava, pois venceu de zero. Foi ter paciência para confirmar a vitória em seu saque.
A palavra do campeão
Depois da partida, João Fonseca ainda emocionado e vibrando com a torcida brasileira, concedeu entrevista para o canal SporTV: “Foi inacreditável! Estou sem palavras. Estou muito feliz, junto com minha família, desfrutando de todo o trabalho. Então, muita gratidão por tudo, por todo o desempenho desde o começo. Eu amo esse esporte. Lutei até o final, três partidas (anteriores) que eu consegui a casca que precisava. Foi no detalhe, estou muito feliz por esse título”, comemorou.
“Eu vim para o US Open com a meta de passar a barreira das quartas de final, por isso que foi tão importante essa vitória. Passei e botei na minha cabeça: ‘ vou até a final, vou acreditar, tenho jogo para isso, estou indo bem, agora é só jogar com o coração’. Me inspirei na Bia Haddad, ela joga com o coração. Vamos com tudo, vamos para muito mais”, revelou o tenista brasileiro.
“Por aqui se encerra minha carreira como juvenil. Além de ser campeão de um Grand Slam, me tornei o número 1 do mundo com essa vitória. Então, é ir com tudo para o profissional, continuar mantendo a humildade, a rotina e o trabalho. Manter focado que os resultados vão vir”, finalizou Fonseca.