O brasileiro Thiago Wild derrotou o espanhol Pedro Martínez por 2 sets a 1 (5/7, 6/2 e 6/3) e sagrou-se campeão do Challenger de Como, na Itália, neste domingo (3). É o seu terceiro título de Challenger nesta temporada, depois de Viña del Mar e Buenos Aires, no primeiro semestre. Com a conquista, o tenista entrará no top-100 do ranking mundial pela primeira vez na carreira.
- Mais um sacode do Brasil no masculino na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
Cabeça de chave número 1, Thiago Wild iniciou o Challenger de Como na 106ª colocação do ranking mundial. Ele fez uma campanha impecável no torneio, vencendo cinco partidas, e ganhou 75 pontos. Assim, está ganhando 12 posições na classificação de forma momentânea, atingindo o 94º posto. O ranking só será atualizado em 11 de setembro, quando o US Open for finalizado.
Apesar disso, é provável que Thiago Wild esteja no top-100 até lá, garantindo assim o melhor ranking de sua carreira. Sua melhor colocação é justamente o atual 106º lugar, obtido após furar o ATP 250 de Hamburgo e disputar o ATP 250 de Kitzbuhel, nas última semanas. Natural de Marechan Cândido Rondon, no estado do Paraná, Wild tem 23 anos de idade e aparece como o melhor brasileiro na lista da ATP.
Números
Para ficar com o título em Como, Thiago Wild precisou superar Pedro martinez, 132º colocado do ranking mundial, em 2h51min de partida. O braisleiro saiu em desvantagem no primeiro set, perdendo sua primeira parcial no torneio, mas conseguiu a virada com vitórias por 6/2 e 6/2 nos sets seguintes. Ele teve sete aces na partida, além de um aproveitamento de 72% no primeiro serviço.
Third title of the season 😎@thiagoswild | #ATPChallenger pic.twitter.com/zF8KxIHOFP
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) September 3, 2023
Este é o quarto título de Challenger de Thiago Wild, o terceiro nesta temporada. O brasileiro foi campeão em Viña del Mar, no Chile, em março, e em Buenos Aires, na Argentina, em abril. Antes, havia vencido em Guayaquil, no Equador, em novembro de 2019. Wild ainda tem no currículo o título do ATP 250 de Santiago, em março de 2020. Vale lembrar que, em 2023, o paranaense conseguiu uma grande vitória na estreia de Roland Garros, derrotando o então número 2 do mundo, Daniil Medvedev.
Como foi o jogo
Wild e Martinez não tiveram vida fácil nos primeiros games da partida, mas confirmaram seus serviços. No sexto game, o brasileiro conseguiu uma quebra e saltou a frente do placar em 4/2, mas não sustentou a vantagem por muito tempo e teve o break devolvido já na sequência. Dessa forma, o placar seguiu igualado, até que o espanhol conseguiu um novo break no 11º game, abriu 6/5 confirmou o saque na sequência, fechando a parcial em 7/5.
Determinado a mudar a história da partida, Thiago Wild voltou com uma nova postura para o segundo set. Ele teve dificuldades em seu primeiro game de serviço na parcial, mas confirmou e saltou a frente com uma quebra na sequência. O brasileiro abriu 3/0 e se segurou na frente até o fim. No oitavo game, Wild voltou a quebrar o saque do adversário e fechou o set em 6/2.
O tenista paranaense manteve o ritmo no terceiro e já obteve um break no quarto game, abrindo 3/1 de vantagem. A partir daí, Wild foi muito bem em seus saques, confirmando os serviços com relativa tranquilidade e manteve-se a frente do placar. Sem deixar aberturas para o espanhol, o tenista brasileiro fechou a parcial em 6/3, venceu a partida e garantiu o título do torneio.