Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad vence campeã de 2017 na estreia do US Open

Após quase três horas de partida, Bia Haddad supera Sloane Stephens e avança à segunda rodada do US Open

Bia Haddad Maia vibra com vitória no US Open
(Foto: Jimmie48/WTA)

Ufa! Depois de quase três horas, Beatriz Haddad Maia estreou com vitória no US Open, nesta segunda-feira (28). A tenista brasileira superou a norte-americana Sloane Stephens, campeã do torneio em 2017, por 2 sets a 1 (6/2, 5/7 e 6/4), em partida disputada no Louis Armonstrong Stadium, em Nova York (EUA). Na segunda rodada, Bia enfrentará a também estadunidense Taylor Townsend.

Como já tem virado habitual em suas partidas, Bia Haddad viveu fortes emoções contra Stephens. A brasileira fez um primeiro set dominante, vencendo por 6/2, e chegou a ter uma quebra de vantagem na segunda parcial, mas tomou a virada em 7/5. A partir do terceiro set, o jogo tornou-se imprevisível e foi recheado de quebras. Bia chegou a ter uma quebra de vantagem em duas oportunidades, que foram devolvidas, até que conseguiu um terceiro break e sustentou a vantagem até fechar em 6/4.

Com a vitória, Bia Haddad se garantiu na segunda rodada do US Open pela segunda vez na carreira, já igualando sua melhor campanha no Grand Slam, que foi no ano passado. Buscando uma inédita participação na terceira fase, a brasileira enfrentará a estadunidense Taylor Townsend, 132ª do mundo. As duas tenistas se enfrentaram uma única vez no circuito, no qualifying do WTA 1000 de Miami de 2019, com vitória de Townsend.

Atualmente na 19ª colocação do ranking mundial, Bia Haddad vem acumulando resultados expressivos nesta temporada. Ela foi semifinalista do Grand Slam de Roland Garros e chegou até as oitavas de final de Wimbledon, abandonando o torneio por lesão. A paulista de 27 anos atingiu a 10ª colocação do ranking mundial nesta temporada, tornando-se a primeira brasileira a realizar o feito.

Como foi o jogo

Bia Haddad saltou a frente do placar logo no início de partida, com uma quebra no terceiro game. Ela chegou a jogar com break point contra no game seguinte, mas se segurou com boa sequência de voleios e confirmou o serviço. Assim, abriu vantagem e permaneceu a frente do placar na parcial. Explorando muito bem seus backhands, a brasileira voltou a quebrar o saque de Stephens adiante e fechou o set em 6/2.

Bia Haddad durante partida contra Sloane Stephens no Grand Slam do US Open

Já no segundo set, Bia teve três break points logo no primeiro game, mas Stephens salvou todos. A estadunidense adotou postura diferente para a sequência da parcial e aplicou golpes mais firmes. No sexto game, foi a vez da campeã do US Open de 2017 ter chances de quebrar o serviço da brasileira, mas também desperdiçou. Em seguida, Bia conseguiu o break e saltou a frente em 4/3. No entanto, não sustentou a vantagem e teve a quebra devolvida logo na sequência.

Momentos nervosos

Com o placar empatado em 4/4, o jogo tornou-se nervoso. Após mais de dez minutos de game, Stephens se segurou e confirmou seu serviço, abrindo 5/4 de vantagem. Bia também confirmou na sequência, assim como a norte-americana. No 12º game, em que a brasileira precisava vencer para levar a parcial para o tie-break, foi quebrada. Dessa forma, perdeu o set por 7/5.

A terceira parcial foi marcada por uma sequência de quebras. Bia foi a primeira a quebrar, mas teve o break devolvido rapidamente, após um game que durou mais de dez minutos. No terceiro game, a brasileira saiu de um 40-15 aplicar outra quebra. Desta vez, ela sustentou a vantagem por um instante e chegou a abrir 3/1, mas a estadunidense empatou em 3/3. Sem se abater, a brasileira voltou a ter um break e chegou a 4/3 e confirmou o saque na sequência. Ela sustentou a vantagem até o fim, fechando em 6/4 após confirmar o serviço em 40-0.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis