Matheus Joffre
João Lucas Reis é eliminado nesta quinta-feira, pelas quartas de final, e Brasil não tem mais representantes no simples do Banana Bowl.
Estão definidas as semifinais da categoria 18 anos do 48º Banana Bowl, ITF G1 disputado nas quadras de saibro da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. Último brasileiro vivo na chave de simples, o pernambucano João Lucas Reis despediu-se nesta quinta-feira, nas quartas de final do torneio, ao ser superado pelo cabeça 9 francês Clement Tabur, em um duelo bastante equilibrado, por 7/6 (4) e 7/6 (5). Por uma vaga na decisão, Tabur enfrentará o norte-americano Tristan Boyer, quinto favorito, que derrubou o argentino cabeça de chave 2 Juan Manuel Cerundolo por 6/2, 2/6 e 6/1.
Na outra semi, o principal favorito, o argentino Sebastian Baez confirmou seu favoritismo e venceu o suíço Damien Wenger por 7/6 (3) e 7/5. Ele enfrentará o compatriota Facundo Diaz Acosta, que derrotou o estoniano Daniil Glinka por 6/1 e 6/3.
Na chave feminina, que já não tinha mais brasileiras desde a eliminação da paulista Ana Luiza Cruz na segunda rodada, avançaram as duas principais cabeças de chave. Principal favorita, a colombiana Maria Camila Osorio venceu a russa Varvara Gracheva por 6/2, 5/7 e 6/3 e terá como adversária a norte-americana Vanessa Ong, que passou pela compatriota Hailey Baptiste por 6/2 e 6/4.
“Joguei o primeiro set bem, o segundo ela jogou melhor, me empurrando pra trás, mas no terceiro voltei a entrar na linha e a tomar a iniciativa dos pontos para fechar a partida. Amanhã, contra a Vanessa, será um jogo duro, mas com a mão de Deus espero jogar bem e avançar à final”, destacou Osorio.
Do outro lado da chave, a número 2 norte-americana Alexa Noel derrotou a irlandesa Georgia Drummy por 6/2, 3/6 e 7/6 (7-4) e garantiu o duelo estadunidense contra Kacie Harvey, que passou com duplo 6/2 pela francesa Olympe Lancelot.
Brasileiro segue vivo nas duplas
Único representante nacional vivo na categoria 18 anos, o equatoriano naturalizado brasileiro Mateo Reyes avançou à semifinal na chave de duplas. O tenista, que treina na ADK Tênis, de Itajaí, e seu parceiro búlgaro, Leonid Sheyngezikht, venceram os japoneses Taisei Ichikawa e Naoki Tajima, cabeças de chave 4, por 6/3 e 7/5.
Na semi, eles enfrentarão a parceria cabeça 1 formada pelo norte-americano Tristan Boyer e o colombiano Nicolas Mejia, que derrotaram os suíços Aaron Schmid e Damien Wenger por 6/2 e 7/6 (4).
“Estou muito feliz, os japoneses jogaram muito bem, mas nós estávamos muito focados, concentrados. Conseguimos ganhar de dois sets, mas o jogo foi pegado. Agora na semi vamos com tudo. O Mejia e o Boyer jogam bem. Nós enfrentamos eles no Paraguai semana passada. Não jogamos bem aquele e agora vamos tentar jogar melohr aqui par chegar à final”, destacou Reyes.
Os semifinalistas de simples, o argentino Sebastian Baez e o francês Clement Tabur, também garantiram uma vaga na semi de duplas. Eles venceram a parceria formada pelo estoniano Danill Glinka e o norte-americano Brian Shi por 0/6, 6/1 e 10-5 e disputarão uma vaga na decisão contra o peruano Sebastian Rodriguez e o estadunidense Eliott Spizzirri, que superaram o argentino Roman Burruchaga e o equatoriano Antonio March por 4/6, 6/3 e 10-7.
No feminino, as duas duplas finalistas já foram conhecidas nesta quinta. As americanas cabeças 2, Elizabeth Mandlik e Alexa Noel venceram a parceria formada pela dinamarquesa Clara Tauson e pela russa Anastasia Tikhonova por duplo 6/3 e decidirão o título nesta sexta com a georgiana Mariam Dalakishvili e a polonesa Anie Hertel, que derrotaram a canadense Leylah Fernandez e a israelense Shavit Kinchi por 6/7 (7), 6/3 e 13-11.