Um confronto com mais de três horas de duração marcou a despedida de João Lucas Reis da chave simples do Challenger de Tampere, na Finlândia. Contra o indiano Sumit Nagal, na segunda rodada do torneio, o pernambucano de 23 anos saiu perdendo na primeira parcial, mas buscou o empate no tie-break na sequência. Contudo, no terceiro set, acabou sendo derrotado com um revés no game desempate. Logo depois dessa “maratona”, ele entrou em quadra e venceu nas duplas e avançou à semifinal.
A partida foi marcada pelas quebras. Ao todo, foram 17 break points convertidos em 35 chances criadas. O brasileiro teve melhor aproveitamento com 8/14, mas acabou cedendo mais oportunidades para o rival. Nagal teve 21 breaks, dos quais converteu nove. Além disso, só no terceiro set, foram 10 quebras em 12 games disputados. O jogo terminou com parciais de 6/3, 6[2]/7 e 7/6[4] para o indiano.
Apesar do resultado negativo, a campanha de João Lucas Reis no Challenger de Tampere deve render pontos importantes no ranking simples. O pernambucano iniciou a semana na 281ª posição da ATP, mas pode encerrar em 279º lugar.
Semi nas duplas
Depois da maratona na chave simples, João retornou à quadra para disputar as quartas de final nas duplas em parceria com o argentino Matias Zukas. Enfrentando o suíço Damien Wenger e ucraniano Eric Vanshelboim, a dupla sul-americana venceu de virada com parciais de 6[5]/7, 7/5 e 10-5.
Na semifinal, o brasileiro e o argentino buscam a terceira vitória em Tampere contra o ucraniano Vladyslav Orlov e o australiano Adam Taylor. O duelo acontece nesta sexta-feira (21), não antes das 9h30.
A derrota no simples
João Lucas teve bastante dificuldade em seus segundos serviços. Ele somou apenas 50% dos pontos no quesito, enquanto o rival ultrapassou os 70%. Dessa forma, o pernambucano acabou cedendo três break points e o indiano converteu um para ficar com uma quebra acima e abrir 1 a 0 com 6/3.
As devoluções melhoraram na segunda parcial. O set contou com três para cada lado. João Lucas alcançou seu terceiro break point no oitavo game e empatou o jogo em 4/4. Depois disso, os sacadores confirmaram os serviços até o tie-break. Nele, o pernambucano levou a melhor depois de abrir 5-2 e fechar na sequência em 7-2.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mais quebras marcaram a terceira parcial. Contudo, desta vez, João começou melhor convertendo três breaks e abrindo 4/1. O indiano reagiu na sequência vencendo os games seguintes até empatar em 4/4. O pernambucano quebrou Nagal outras duas vezes e sacou para o jogo em 5/4 e 6/5, mas acabou quebrado de volta e a decisão seguiu para mais um tie-break. Nele, ele viu o rival abrir 4-1 e levar a vitória na primeira oportunidade.