O brasileiro João Fonseca está na semifinal de duplas do torneio juvenil de Wimbledon. Ele forma a parceria cabeça de chave número 2 da competição, ao lado do boliviano Juan Carlos Prado Ángelo. A parceria fez 6/3 e 6/4 no britânico Henry Searle e no polonês Tomasz Berkieta nas quartas de final, nesta quinta-feira (13). Na simples, porém, Fonseca caiu por 7/6 (3) e 6/3 para o mesmo Henry Searle no Grand Slam britânico.
- Francisco Porath comemora 2024 e pensa no novo ciclo
- Ano de boas notícias e conquistas inéditas para o triatlo brasileiro
- Feitos de Gustavo Bala Loka são os destaques do BMX Freestyle em 2024
- Perda da hegemonia na Paralimpíada marca ano do futebol de cegos
- Pedido de despejo pode tirar Bauru Basket do Panela de Pressão
Na disputa por uma vaga na grande decisão, o brasileiro e o boliviano enfrentam o tcheco Jakub Filip e o italiano Gabriele Vulpitta. Do outro lado, estão Darwin Blanch e Roy Horovitz, dupla representando os Estados Unidos que enfrenta a parceria do sérvio Branko Djuric com o francês Arthur Gea.
Queda nas simples
Na simples, João Fonseca encerrou sua melhor campanha em simples no Grand Slam britânico. Cabeça de chave número 8 do torneio individual, ele vinha embalado no torneio, com três vitórias por sets diretos, mas não conseguiu frear o poderio de Searle nesta quinta. Empurrado pela torcida local, o britânico faz uma grande campanha em Wimbledon e já havia sido o responsável por derrotar o cabeça de chave número 1 do torneio – o próprio Juan Carlos Ángelo -, ainda na primeira rodada.
O jogo entre Fonseca e Searle teve equilíbrio no primeiro set. Sem nenhum dos dois tenistas conseguindo abrir vantagem, a parcial assim teve que ser decidida no tie-break, onde o britânico foi superior e venceu por 7-3. O equilíbrio permaneceu no segundo set, com confirmações de serviço dos dois atletas. No fim, Searle conseguiu uma quebra no oitavo game, saltou a frente, e venceu por 6/3.
Melhor campanha em Wimbledon
Esta foi a segunda vez que João participou da chave principal do torneio juvenil de Wimbledon. A primeira foi em 2022, quando venceu um jogo e caiu na segunda rodada, diante do estadunidense Sebastian Gorzny. Portanto, a campanha de quartas de final foi o seu melhor desempenho na grama sagrada britânica.
Se considerarmos todos os Grand Slam, João igualou sua melhor campanha na disputa individual de um Major. Antes de Wimbledon, o tenista também havia parado nas quartas de final no Australian Open e em Roland Garros deste ano. Além disso, ele foi vice-campeão de duplas do Australian Open deste ano, ao lado do belga Alexander Blockx. Natural do Rio de Janeiro, João Fonseca tem 16 anos de idade.