Thiago Monteiro se despediu do torneio Wimbledon nesta quarta-feira (5). Na primeira rodada do Grand Slam britânico, o brasileiro acabou superado pelo norte-americano Christopher Eubanks. A derrota veio após 2h46m com parciais de 4/6, 7/5, 7/5 e 6/3.
Esta foi a terceira partida entre Thiago Monteiro e Christopher Eubanks no circuito profissional. Os dois se encontraram pela primeira vez em 2016, na cidade de Atlanta. Lá, o norte-americano levou a melhor. Em 2019, o brasileiro ficou com a vitória na segunda rodada do qualifying de Wimbledon.
Além disso, Thiago Monteiro jogou em Wimbledon pela quinta vez na carreira, sendo a quarta vez que cai na primeira rodada. Sua melhor participação no Grand Slam britânico aconteceu em 2017, após perder na segunda rodada. Em 2019, 2021 e 2022, acabou superado na estreia. Considerando todos os Grands Slams, o cearense acumula sete vitórias e 20 derrotas em seu histórico. Ademais, seu melhor desempenho foi a terceira rodada de Roland Garros-2020.
Como foi o jogo
Thiago Monteiro começou a partida muito bem e fez um grande primeiro set. Ele conseguiu uma quebra já no terceiro game e saltou a frente do placar. Em seguida, confirmou seus games seguintes com extremo domínio, levando a vitória na parcial em 6/4. Thiago cedeu apenas dois pontos nas cinco vezes em que sacou no primeiro set.
Em seguida, no segundo set, o brasileiro seguiu firme em seus games de serviço, mas viu Eubanks também crescer no jogo com seus fortes saques. O estadunidense emplacou dez aces na parcial. Os dois tenistas confirmaram seus saques ao longo do set e, quando tudo caminhava para uma definição no tie-break, Eubanks forçou uma quebra no 12º game e venceu a parcial por 7/5.
A tônica do terceiro set foi a mesma do segundo. Os dois tenistas confirmaram seus serviços, desta vez de forma mais longa. No décimo game, sacando com 5/4 contra, Monteiro precisou salvar dois set points. Em seguida, no 12º game, ele teve outro set point contra, mas desta vez não obteve êxito e foi derrotado outra vez em 7/5.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O quarto set parecia ter a mesma tônica. Contudo, diferentemente das parciais anteriores, a quebra veio mais cedo. No sexto game, Eubanks aproveitou a instabilidade no saque de Monteiro e apostou nas devoluções para converter o break point e abrir 4-2. O brasileiro até ameaçou devolver o break no game seguinte, mas o norte-americano confirmou seu serviço e definiu a partida no nono: 6/3.