Os tenistas brasileiros conheceram seus adversários de estreia em Wimbledon, após sorteio das chaves nesta sexta-feira (30). Nas disputas individuais, Thiago Monteiro encara o estadunidense Christopher Eubanks, enquanto a cabeça de chave Bia Haddad Maia terá a cazaque Yulia Putintseva pela frente. Cinco brasileiros competirão nos torneios de duplas do Grand Slam britânico.
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
Atualmente na 13ª colocação do ranking mundial, Bia Haddad Maia é uma das cabeças de chave do individual feminina e terá Yulia Putintseva (53ª) em sua estreia. Em caso de vitória, a brasileira enfrentará a romena Jaqueline Cristian (133ª) ou a italiana Lucia Bronzetti (65ª). Ela poderá cruzar com a letã Jelena Ostapenko (17ª), uma de suas principais algozrs do circuito, já na terceira rodada.
Vale destacar que Bia Haddad vem de uma histórica participação em Roland Garros, o último Grand Slam disputado, há cerca de um mês. Na ocasião, ela chegou na semifinal, tornando-se a primeira tenista mulher brasileira a atingir o feito no Major francês na Era Aberta. No entanto, a paulista de 27 anos tem sofrido com uma lesão na perna desde que encerrou sua campanha. Ela, aliás, abandonou sua partida de oitavas de final no WTA 500 de Eastbourne, há dois dias.
Entre os homens, Thiago Monteiro é o único representante na chave individual. Número 96 do mundo, ele terá o estadunidense Cristopher Eubanks (77º) pela frente na primeira rodada. Em caso de vitória, vai encarar o britânico Cameron Norrie, 13º colocado do ranking mundial, ou o tcheco Tomas Machac (107º), que veio do qualifiying. O quadrante ainda conta com Sebastian Korda (25º) e o grego Stefanos Tsitsipas (5º).
Duplas
Cinco brasileiros disputarão os torneios de duplas em Wimbledon, incluindo Bia Haddad Maia. A brasileira, que é a 12ª do mundo nas duplas, terá a belarrussa Victoria Azarenka como parceira. Cabeças de chave número 14, elas enfrentarão a espanhola Cristina Bucsa e a japonesa Makoto Nimomiya na estreia. A parceria poderá enfrentar as estadunidenses Cori Gauff/Jessica Pegula nas oitavas de final.
Ainda entre as mulheres, Luisa Stefani jogará ao lado da francesa Caroline Garcia pela segunda vez na temporada. Juntas, elas foram campeãs do WTA 500 de Berlim, há duas semanas. Em Wimbledon, a dupla enfrentará as norte-americanas Ashlyn Krueger/Caty McNally na estreia e poderá encarar a canadense Leylah Fernandez e a estadunidense Taylor Townsend, cabeças de chave número 6, na segunda rodada.
Por fim, no masculino, o único cabeça de chave é Marcelo Melo, que terá o australiano John Peers como parceiro. Eles enfrentarão o holandês Robin Haase e o austríaco Philipp Oswald na estreia. Rafael Matos, junto com o português Francisco Cabral, vai encarar os britânicos Broady/O’Mara, enquanto Marcelo Demoliner e o holandês Matwé Middelkoop enfrentam os croatas Mektic/Pavic, cabeças de chave número 9. Demoliner e Matos poderão duelar já na segunda rodada.
Wimbledon
Wimbledon é disputado nas gramas do All England Club, em Londres, na Inglaterra. O torneio começará na próxima segunda-feira (03) e irá até o dia 16 de julho. Antes das chaves principais, o Brasil contou com representantes nos torneios qualificatórios. Felipe Meligeni e Thiago Wild venceram dois jogos, mas caíram na rodada final.