Os duplistas brasileiros começaram muito bem suas trajetórias no ATP 500 de Halle, na Alemanha, nesta terça-feira (20). Rafael Matos, ao lado do chileno Nicolás Jarry, passou pelos austríacos Lucas Miedler/Alexander Erler, enquanto Marcelo Melo e o australiano John Peers bateram os belgas Sander Gille/Joran Vliegen, ambos por 2 sets a 1, de virada. Dessa forma, ambas as duplas avançaram para as quartas de final, onde se enfrentarão.
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
- Brasil classifica mais seis para semifinais do Pan-Americano
Marcelo Melo e John Peers tiveram a principal vitória do dia, superando os cabeças de chave número 3 do torneio em parciais de 6/7 [3], 6/3 e 10-6. O brasileiro e o australiano saíram em desvantagem, após derrota no tie-break do primeiro set, por 7-3, mas conseguiram a recuperação e emplacaram 6/3 na segunda parcial e 10-6 no match tie-break. A partida durou 1h21min.
“Hoje foi uma vitória importante para nós. Jogamos muito bem, desde o começo. Jogo parelho, eles que vieram com muita confiança por fazer final em Roland Garros. Iniciamos o segundo set quebrando e acho que isso ajudou a gente a deslanchar no jogo. Acabamos conseguindo outra quebra depois e jogamos bem melhor o match tie-break. Foi muito bom. Vínhamos treinando e jogando muito bem. Então é aproveitar esse resultado para ir passo a passo no torneio”, explicou Marcelo, que foi campeão do torneio em 2017 e em 2018.
+ Laura Pigossi avança às oitavas o WTA de Gaiba
Já Rafael Matos e Nicolas Jarry precisam de um longo match tie-break para bater Miedler/Erler, vencendo por 2 a 1, em 3/6, 6/3 e 13-11. Assim como no jogo de Melo e Peers, a dupla europeia saiu na frente, mas os sul-americanos conseguiram o empate. Na parcial decisiva, nenhuma das parceiras desgarrou do placar. Erler/Miedler chegou a ter dois match points, mas Matos/Jarry salvou e fechou em 13-11.
Confronto brasileiro
Nas quartas de final, os dois duplistas brasileiros se enfrentarão: Marcelo Melo/John Peers versus Rafael Matos/Nicolás Jarry. Assim, o Brasil tem ao menos um representante garantido na semifinal do torneio. Além de Melo e Matos, o país conta com a participação de Marcelo Demoliner no ATP 500 de Halle. Ele faz parceria com o alemão Andreas Mies e está nas oitavas de final.