Felipe Meligeni está na final do Challenger de Lyon! Seguindo a ótima sequência na semana, o brasileiro (156º) derrotou o espanhol Alejandro Moro Canas (305º) de virada, por 2 sets a 1 (6/7 [6], 7/6 [2] e 6/4), neste sábado (17). Seu próximo adversário será o suíço Alexander Ritschard (195º) ou o francês Gabriel Debru (522º).
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Quarto jogo de Meligeni em Lyon, quarta vitória em três sets. Assim como no duelo anterior, ele encarou dois tie-breaks, vencendo um e perdendo o outro. Desta vez, o brasileiro demonstrou resiliência para sair de um placar desconfortável para virar o duelo e chegar à final. Após perder o primeiro set no tie-break por 7-2, Meligeni chegou a ter 6/5 de desvantagem no segundo set, com saque para o adversário.
No entanto, ele conseguiu quebrar o saque do espanhol de 0 em um game em que se impôs e forçou um novo tie-break. Por lá, o brasileiro foi dominante, venceu por 7-2 e assim levou a decisão para o terceiro set. Mantendo o bom ritmo do set anterior, Felipe Meligeni conseguiu uma quebra no quinto game e manteve-se a frente até fechar o duelo em 6/4, sem maiores sustos. A partida durou 2h53min.
Elevador
Atualmente na 156ª colocação do ranking mundial, o brasileiro já ganhou 53 pontos com a campanha no Challenger de Lyon. Assim, está ganhando 16 posições na classificação, atingindo o 140º posto na atualização momentânea. Caso seja campeão, ele irá para o 128º lugar, atingindo o melhor ranking da carreira e voltando a ser o número 2 do Brasil, ultrapassando Thiago Wild (atualmente em 130º).
Esta é a primeira final de Felipe Meligeni em um Challenger nesta temporada. Em seu histórico, chegou a final de um torneio do tipo em três oportunidades, tendo vencido duas, em São Paulo (2020) e em Iasi (2022). O adversário do brasileiro na final de Lyon será o suíço Alexander Ritschard (195º) ou o francês Gabriel Debru (522º), de apenas 17 anos de idade, que entrou no torneio com convite da organização.