O judô brasileiro subiu ao pódio cinco vezes no Open Pan-Americano de Córdoba, na Argentina, nesse final de semana, conquistando três ouros e duas medalhas de bronze.
Eric Takabatake (66kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Giovanna Santos (+78kg) foram campeões; Vinícius Ardina (73kg) e Vinícius Panini (81kg) ficaram com bronze. Eduarda Rosa (70kg) também chegou à disputa pelo bronze, mas foi vencida por Melissa Meyers (EUA) e ficou em quinto lugar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Takabatake venceu os argentinos Ivan Gomes e Matias La Cuadra, e o equatoriano Lenin Preciado para ser campeão. Já Leo Gonçalves passou pelo argentino Santiago Morales e pelo chileno Rafael Romo para ficar com a medalha de ouro. O terceiro ouro do Brasil no Open Pan-Americano de Córdoba veio com Giovanna Santos, que superou duas anfitriãs, Brisa Suarez e Amanda Bredeston.
+Brasil x Coreia do Sul – VNL Feminino: onde assistir ao vivo
+João Lucas Reis vai às oitavas de final em Porto Rico
+Sampaio Basquete vence Catanduva na última rodada da LBF
+Pia Sundhage fará convocação para a Copa em 27 de junho
Bronzes
Ardina conquistou o bronze ao vencer Ian Kukyta (ARG). Nas preliminares, ele passou por Thomas Hernandez (CHI) e caiu para Jack Yonezuka (EUA), que foi campeão da categoria. Panini (81kg), por outro lado, venceu Gonzalo Martin (ARG) e perdeu para Tomas Morales (ARG), na semifinal. Na luta pelo bronze, o brasileiro superou Agustin Gil (ARG).
Rumo a Santiago
O circuito de Open Pan-Americano neste ano ganhou um valor a mais, além dos 100 pontos no ranking olímpico. É que a Confederação Pan-Americana de Judô criou um ranking pan-americano classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Santiago e as etapas de Open valem até 200 pontos nele.
O Campeonato Pan-Americano de Lima 2022 e o Open Pan-Americano de Guayaquil 2023 são as etapas que dão mais pontos, 500 ao campeão. Serão consideradas apenas as quatro melhores pontuações de cada atleta. Os nove melhores ranqueados se classificam para os Jogos de Santiago. Haverá mais três etapas classificatórias para Santiago até o fechamento do ranking: Guayaquil, Bahia e Lima.