Siga o OTD

Tênis

Bia vence e chega na semifinal de Roland Garros

Bia Haddad vence Ons Jabeur de virada e está entre as quatro melhores de Roland Garros

Bia Haddad vibra durante duelo contra Ons Jabeur nas quartas de Roland Garros
(Fotos: Twitter/Roland Garros)

Após mais um duelo de três sets, Bia Haddad está na semifinal de Roland Garros! Nesta quarta-feira (7), ela bateu a tunisiana Ons Jabeur, sétima colocada do ranking mundial, de virada, por 2 a 1 (3/6, 7/6 [5] e 6/1) e se tornou a primeira brasileira a chegar na semifinal do Major francês na Era Aberta. Também é a primeira vez desde Guga em Roland Garros-2001 que um tenista do Brasil atinge esta fase em um Grand Slam.

Sua próxima adversária será a polonesa Iga Swiatek, líder do ranking mundial, que passou pela estadunidense Coco Gauff, numa reedição da última final de Roland Garros. Bia já enfrentou a polonesa uma vez no circuito, nas oitavas do WTA 1000 de Toronto, no ano passado, com vitória da brasileira. A semifinal ocorrerá já nesta quinta-feira (8), por volta das 11h30.

Contra Jabeur, Bia encarou seu quarto jogo em Roland Garros com três sets, vencendo a terceira partida seguida de virada. Ela já havia sido derrotada pela tunisiana há pouco menos de dois meses, mas conseguiu anular a tática da adversária a partir da reta final do segundo set e fez uma sólida terceira parcial para conseguir uma grande vitória, em 2h29min.

Mais marcas quebradas

Bia chegou em Roland Garros como a 14ª colocada do ranking mundial e tendo a segunda rodada como seu melhor desempenho em um Grand Slam. Agora, foi além e já está entre as quatro melhores tenistas do torneio, podendo entrar no top-10 ao fim dele.

Bia Haddad sorridente em Roland Garros
Bia Haddad saiu atrás, mas conseguiu nova virada (Foto: Twitter/Roland Garros)

Maria Esther Bueno chegou na semi de Roland Garros pela última vez em 1966, antes da Era Aberta. Considerando todos os torneios Grand Slam, Maria Esther chegou até a semifinal do US Open em 1968. Portanto, Bia Haddad é a primeira tenista brasileira a chegar nesta fase de um Grand Slam após 55 anos.

Como foi o jogo

O primeiro set das quartas de final teve muitas quebras. Ons Jabeur conseguiu um break logo no game inicial de serviço da brasileira, mas Bia Haddad devolveu logo na sequência. Apesar disso, Ons voltou a quebrar e abriu 4/1. A brasileira chegou a igualar as quebras no sétimo game, com 3/4, mas não confirmou o saque na sequência. Jabeur manteve-se a frente e fechou a parcial em seguida, em 6/3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com uma tônica totalmente diferente do primeiro, as duas tenistas predominaram em seus serviços. Houve apenas três oportunidades de break para as atletas, mas desperdiçadas. Bia chegou a ter 15-40 no 11º game, quando o duelo estava 5/5, e conseguiu a recuperação. O duelo foi para o tie-break e, por lá, a brasileira levou a melhor em 7-5.

Além de mostrar uma Bia agressiva em seus ataques, o tie-break também apresentou uma Ons Jabeur cometendo muitos erros não-forçados. A brasileira, então, cresceu na partida e começou o terceiro set com tudo. Ela quebrou os dois primeiros serviços da tunisiana e abriu 3/0. Jaber chegou a devolver um dos breaks, mas Bia quebrou na sequência e manteve uma vantagem confortável no placar, até fechar em 6/1.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis