Bia Haddad Maia está nas oitavas de final de Roland Garros! Em um jogo recheado de emoções, ela superou a russa Ekaterina Alexandrova (23ª) por 2 sets a 1 (5/7, 6/4 e 7/5), em 2h49min, neste sábado (03). A brasileira começou mal, se recuperou, caiu de rendimento e precisou salvar um match point, mas cresceu no fim e levou a vitória. Ela quebra um jejum de 44 anos sem uma brasileira nas oitavas de um Grand Slam.
Número 14 do mundo, Bia não teve um bom início e chegou a ter 5/1, mas devolveu duas quebras em sequência e entrou no jogo. No entanto, a russa foi melhor no fim da primeira parcial e fechou em 7/5. No segundo set, a brasileira foi bem e, ainda que oscilante, ganhou por 6/4. Já no set decisivo, ela abriu 4/1, com duas quebras de vantagem, mas viu a adversária virar e até ter um match point em 5/4. Bia salvou, quebrou a adversária na sequência e fechou em 7/5.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Dessa forma, Bia Haddad se garantiu nas oitavas de final de Roland Garros. É a primeira vez que ela chega nesta fase em um Grand Slam. Antes do torneio francês, aliás, Bia jamais havia ultrapassado a segunda rodada de um Major. Na próxima rodada, ela enfrentará a espanhol Sara Torribes Tormo (132º). A cazaque Elena Rybakina, número 4 do mundo, que poderia ser sua adversária, desistiu da competição após adoecer.
Além de uma grande marca pessoal, a campanha de Bia Haddad representa a quebra de um jejum para o Brasil. É a primeira vez desde 1979 que o país consegue garantir uma tenista nas oitavas de final de um Grand Slam. A última vez também ocorreu em Rolan Garros, com Patrícia Medrado – parou nas oitavas, na ocasião. Vale destacar que, naquela época, as chaves eram compostas por 64 tenistas, diferente das 128 de atualmente.
🇧🇷 Believe in BEA 🇧🇷
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 3, 2023
Haddad Maia defeats Alexandrova 5-7, 6-4, 7-5 to become the first Brazilian woman to reach the last 16 in Paris since Patricia Medrado in 1979.#RolandGarros pic.twitter.com/AeBBDYisj5
Como foi o jogo
Bia e Alexandrova protagonizaram uma montanha-russa de emoções em Roland Garros. A brasileira começou mal, com muitos erros, e a russa aproveitou-se para abrir vantagem no primeiro set. Ela conseguiu duas quebras e abriu 5/1. Bia cresceu a partir do sétimo game, devolveu os dois breaks e chegou a empatar o duelo em 5/5, mas a adversária se recuperou no fim e venceu por 7/5.
Para o segundo set, as duas tenistas trocaram quebras nos games iniciais. Bia saltou a frente no quinto game, quando conseguiu um novo break e abriu 3/2. A russa até empatou o duelo em 4/4, mas a paulista de 27 anos foi firme na devolução do nono game, voltou a quebrar e fechou a parcial em 6/4, forçando o terceiro set.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mantendo o bom ritmo da parcial anterior, Bia conseguiu um break logo de cara e ficou a frente do placar. Ela sustentou a vantagem e teve um novo break no quinto game, abrindo 4/1. O que se encaminhava para uma vitória tranquila, no entanto, se complicou. Quase que num repeteco inverso do primeiro set, a brasileira Alexandrova venceu quatro games seguidos e passou a frente em 5/4.
Bia sacou pressionada e chegou a ter match point contra, mas teve sangue frio para salvar e virar o game. Foi o suficiente para ela voltar de vez para o jogo. A brasileira quebrou o saque da russa na sequência e confirmou o serviço em seguida, vencendo por 7/5 e se garantindo nas oitavas de final de um Grand Slam pela primeira vez na carreira.