Confira a agenda e os resultados dos brasileiros em Roland Garros:
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Bia Haddad na semifinal!
Bia Haddad Maia teve uma estreia de gala em Roland Garros. Nesta segunda-feira (29), a brasileira número 14 do ranking se impôs diante da alemã Tatjana Maria pela primeira rodada do Grand Slam francês. Com direito a pneu no primeiro set, Bia fechou o jogo com parciais de 6/0 e 6/1 em pouco mais de uma hora de jogo.
Na segunda rodada, Beatriz Haddad Maia derrotou a russa Diana Schnaider por 2 sets a 1 (6/2, 5/7 e 6/4), nesta quinta-feira (1º). É a primeira vez que ela vence duas partidas em um Grand Slam, após sucessivas eliminações em segunda rodada.
Bia Haddad Maia está nas oitavas de final de Roland Garros! Em um jogo recheado de emoções, ela superou a russa Ekaterina Alexandrova (23ª) por 2 sets a 1 (5/7, 6/4 e 7/5), em 2h49min, neste sábado (03). A brasileira começou mal, se recuperou, caiu de rendimento e precisou salvar um match point, mas cresceu no fim e levou a vitória. Ela quebra um jejum de 44 anos sem uma brasileira nas oitavas de um Grand Slam.
Pela primeira vez em 55 anos, o Brasil tem uma tenista nas quartas de final do torneio individual feminino de um Grand Slam! O feito foi alcançado por Bia Haddad Maia, que superou uma batalha de mais de 3h51min, contra a espanhola Sara Sorribes Tormo (132º), nesta segunda-feira (05), e se garantiu entre as oito melhores tenistas de Roland Garros. Após desperdiçar uma grande vantagem, perder o primeiro set e ficar com 0/3 contra no segundo set, a brasileira emplacou uma grande reação para vencer por 2 sets a 1 (6/7 [3], 6/3 e 7/5). Sua próxima adversária será a tunisiana Ons Jabeur, sétima do mundo.
Após mais um duelo de três sets, Bia Haddad está na semifinal de Roland Garros! Nesta quarta-feira (07), a brasileira bateu a tunisiana Ons Jabeur, sétima colocada do ranking mundial, de virada, por 2 a 1 (3/6, 7/6 [5] e 6/1) e se tornou a primeira mulher a chegar na semifinal do Major francês na Era Aberta. Também é a primeira vez desde Guga em Roland Garros-2001 que um tenista brasileiro atinge esta fase em um Grand Slam.
Campanha histórica
Na chave masculina, Thiago Wild fez história nesta terça-feira ao vencer o russo Daniil Medvedev em 4h15 do jogo na estreia da chave principal em Roland Garros. O brasileiro fez uma partida impecável para superar o número 2 do mundo com parciais de 7-6(5), 6-7(6), 2-6, 6-3 e 6-4.
Thiago Monteiro jogou contra o alemão Yannick Hanfmann. Após perder os dois primeiros sets, o brasileiro conseguiu levar a partida para o quinto set. Mas Hanfmann conseguiu a vitória por 3 a 2, com parciais de 6/3, 7/5, 6/7 [6], 6/7 [2] e 6/4.
Na quinta-feira, Thiago Wild (172º) venceu o argentino Guido Pella (423º) por 3 sets a 1 (6/3, 3/6, 6/4 e 6/3) e se garantiu na terceira rodada de Roland Garros. É a primeira vez em três anos que um brasileiro chega nesta fase em um Grand Slam.
O brasileiro Thiago Wild encerrou neste sábado (03) sua grande participação em Roland Garros. Depois de furar o quali e vencer dois adversários, ele acabou derrotado na terceira rodada pelo japonês Yoshihito Nishioka por 3 sets a 2 (3/6, 7/6 [8], 2/6, 6/4 e 6/0), em 3h39min. Foi a melhor participação de um brasileiro em um Grand Slam em três anos.
Luisa Stefani cai nas oitavas
As brasileiras Bia Haddad e Luisa Stefani avançaram à próxima fase do torneio de Roland Garros sem dificuldades. Bia Haddad, ao lado da bielorrussa Victoria Azarenka, passou por cima da dupla formada por Tereza Mihalíková, da Eslováquia, e Kaia Kanepi, da Estônia, pelo placar de 2 a 0 (6/0 e 6/1), enquanto Luisa Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski triunfaram sobre Elisabetta Cocciaretto, da Itália, e Tatjana Maria, da Alemanha, por 2 a 0 (6/2 e 6/2). No jogo, a dupla Stefanowski obteve o incrível aproveitamento de 78% das bolas ganhas em primeiro saque, além de quatro break points vencidos.
Em sua primeira aparição em um Grand Slam, a brasileira Ingrid Gamarra Martins não poderia ter começado de forma melhor. Jogando ao lado da belarrussa Iryna Shymanovich, ela superou a primeira rodada do torneio de duplas de Roland Garros, nesta quinta-feira (1º). As parceiras venceram a ucraniana Anhelina Kalinina e a romena Irina-Camelia Begu por 2 sets a 0 (6/2 e 6/4).
Bia Haddad Maia não passou da segunda rodada do torneio de duplas femininas. Momentos após a vitória desgastante na chave de simples diante de Ekaterina Alexandrova, a tenista foi eliminada ao perder, ao lado da bielorrussa Victoria Azarenka, para as americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, cabeças-de-chave 2 do torneio, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1).
Também no sábado (3), Ingrid Martins e a bielorussa Iryna Shymanovich foram eliminadas por Elise Mertens (BEL) e Storm Hunter (AUS), cabeças-de-chave 3, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/1.
Na quinta-feira, Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski avançaram às oitavas de final ao vencer a húngara Dalma Galfi e a polonesa Katarzyna Piter por 2 sets a 1 (4/6, 6/2 e 7/5). A dupla formada pela brasileira e a canadense, no entanto, não conseguiu chegar à quartas de final. Elas perderam para a também canadense Leylah Fernandez e a estadunidense Taylor Townsend, por 2 sets a 1 (6/4, 4/6 e 6/2). Atualmente na 20ª colocação do ranking mundial, Luisa pode ganhar três posições com a campanha no Grand Slam francês.
Todos eliminados
Na terça-feira em Roland Garros, Rafael Matos e o português Francisco Cabral venceram na estreia da chave de duplas os campeões do Australian Open, Rinky Hijikata e Jason Kubler.
Marcelo Melo e o parceiro australiano John Peers venceram o estadunidense William Blumberg e o sérvio Miomir Kecmanovic por 2 sets a 1 (5/7, 6/3 e 6/4), na quarta-feira (31), e avançaram à segunda rodada do torneio de duplas masculinas de Roland Garros. Foi a 600ª vitória do brasileiro no Circuito. Por outro lado, Marcelo Demoliner e o italiano Andrea Vavassori perderam para o suíço Mac-Andrea Huesler e o chileno Nicolas Jarry por 2 sets a 1 (6/3, 6/7 [4] e 6/3), em 2h02min de partida.
Nesta quarta-feira, dia 1, Thiago Monteiro ao lado do peruano Juan Pablo Varillas, foi superado pela dupla formada por Luis David Martínez, da Venezuela, e Roman Jebavý, da República Tcheca, por 2 a 0 (6/2 e 7/5) e foi eliminado.
A participação brasileira no torneio de duplas masculinas em Roland Garros terminou neste domingo. Rafael Matos e Francisco Cabral foram eliminados em três sets pelo croata Ivan Dodig e o americano Austin Krajicek (EUA), enquanto Marcelo Melo e John Peers caíram diante do espanhol Marcel Granollers e do argentino Horacio Zeballos.
Eliminados nas quartas de final
Rafael Matos e Luisa Stefani fizeram uma grande estreia no torneio de duplas mistas de Roland Garros, nesta quinta-feira (1º). Campeões do Australian Open no início ano, eles superaram a dupla local, formada por Diane Parry e Harold Mayot, em 2 sets a 1 (6/3, 6/7 [5] e 15-13), após um match tie-break muito nervoso. Os brasileiros seguem vivos na briga pelo Grand Slam.
A dupla mista brasileira, formada por Rafael Matos e Luisa Stefani, venceu mais um jogo neste sábado (03) e se garantiu nas quartas de final do Grand Slam de Roland Garros. Desta vez, no entanto, eles superaram o croata Ivan Dodig e a chines Shuai Zhang por duplo 6/2, em 1h02min de partida.
Qualifying – Rodada 1
As duas primeiras a jogar em Roland Garros foram Laura Pigossi e Carolina Meligeni, que estrearam na nesta segunda-feira (22) no qualifying. A medalhista olímpica em Tóquio-2020, que ocupa atualmente a 133ª posição do ranking mundial, venceu a experiente Olga Govortsova, de 34 anos e ex-número 35 do mundo, com parciais de 6/1 e 6/3. Carolina Meligeni, por sua vez, superou a alemã Eva Lys, 155ª colocada do ranking mundial, por 6/2, 3/6 e 6/3.
Na terça-feira (23) foi a vez de Felipe Meligeni e Thiago Wild vencerem suas estreias. Wild bateu o suíço Antoine Bellier por 2 a 0 (7/6 [1] e 6/1), enquanto Meligeni superou o taiwanês Wu Tung-Iin em 6/1 e 6/0.
Qualifying – Rodada 2
Na quarta-feira (24), Laura Pigossi bateu a alemã Noma Akugue por 2 sets a 0 (7/6 [2] e 6/3), e se garantiu na terceira e última rodada do qualifying de Roland Garros. Assim, ela está a uma nova vitória de se garantir na chave principal do Grand Slam. Sua próxima adversária será a estadunidense Elizabeth Mandlik nesta quinta-feira (25).
Carol Meligeni (232ª), no entanto, não teve a mesma sorte. Ela perdeu para a local Fiona Ferro (462ª) por 2 sets a 0 (6/0 e 7/6 [5]) e deu adeus ao torneio. Após tomar um pneu no primeiro set, a brasileira chegou a ter duas quebras acima na segunda parcial e sacou para o set em 5/4, mas tomou a virada.
No masculino, depois da estreia arrasadora, Felipe Meligeni, 165º do mundo, voltou a ganhar em sets diretos, agora contra Tomas Barrios (145º). O brasileiro chegou a ficar atrás do placar na primeira parcial com uma quebra de desvantagem, mas venceu cinco games seguidos para fechar em 6/3. No segundo set, emplacou um break no sétimo game e ganhou também por 6/3.
Thiago Wild (172º), por sua vez, precisou de três sets para superar Ricardas Berankis, ex top-50 do mundo e atualmente na 216ª colocação do ranking mundial. O brasileiro começou muito bem e venceu o primeiro set por 6/2. Na segunda parcial, também seguiu com um bom ritmo, mas perdeu no tie-break, em 7-4. Ele voltou a dominar a partida no terceiro set e se impôs para ganhar por 6/3.
Qualifying – Rodada 3
A brasileira Laura Pigossi não resistiu, foi superada pela americana Elizabeth Mandlik por 2 sets a 1 e não disputará a chave principal do Grand Slam. Em partida que durou 2h29min, a medalhista olímpica perdeu por 6/2, 2/6 e 7/5.
No masculino, Thiago Wild atropelou o alemão Dominik Koepfer pela última rodada do qualifying do torneio e venceu por duplo 6/1, na sexta-feira (26). Assim, ele vai disputar o Grand Slam francês pela primeira vez na carreira. Por outro lado, Felipe Meligeni perdeu para o cazaque Timofey Skatov por 2 a 1 (2/6, 7/5 e 6/3), e foi eliminado.