Em um jogo com saques muito fortes, o brasileiro Thiago Monteiro bateu o croata Borna Gojo por 2 sets a 1 (7/6 [9], 4/6 e 6/3), nesta quarta-feira (26), e avançou à segunda rodada do Masters 1000 de Madrid, na Espanha. Assim, o tenista cearense chegou à segunda rodada de um ATP 1000 pela segunda vez seguida, repetindo o feito de Miami, em março. Ele enfrentará o russo Karen Khachanov na próxima fase.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Thiago Monteiro aparece em 97º lugar do ranking mundial e enfrentou o 110º colocado, que veio do qualifying. Os dois atletas sacaram muito bem ao longo de toda a partida e, juntos, fizeram um total de 31 aces, com apenas duas quebras, em 2h14min. O primeiro set foi para o tie-break, com vitória do brasileiro após sair de um 5-2 contra. O croata venceu o segundo por 6/4 e Thiago ganhou a parcial decisiva por 6/3.
+ Rebeca Andrade estrela campanha de sustentabilidade
+ Rodolpho Riskalla é suspenso provisoriamente por violar regra antidoping
+ Como a Reforma da Previdência pode interferir na Olimpíada de Paris?
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Garantido na segunda rodada, Thiago Monteiro já iguala o desempenho do Masters de Miami, quando superou a estreia e caiu em seguida para o canadense Felix Auger-Aliassime. Na próxima fase, o brasileiro de 28 anos terá o russo Karen Khachanov, 12º colocado do ranking mundial e cabeça de chave número 10.
Como foi o jogo
O saque foi a marca do primeiro set. Os dois tenistas impuseram serviços muito fortes para confirmar os games com rapidez e nenhum deles precisou jogar com break point contra. O croata, aliás, cedeu apenas um ponto ao brasileiro em todos os seis games de serviço que teve. Dessa forma, a parcial teve que ir para o tie-break.
Por lá, Borna chegou a ter 5-2, com dois saques a seu favor, mas Thiago conseguiu aquilo que não havia feito em todo o set: teve duas mini-quebras e passou a frente do placar. Os dois trocaram novas confirmações até que o brasileiro fechou a parcial em 11-9. O croata anotou 12 aces nesta parcial, enquanto o brasileiro marcou cinco.
No segundo set, o cenário mudou. Thiago sofreu uma quebra logo no terceiro game e ficou atrás do marcador. No sexto game, o brasileiro chegou a ter 15-40 e teve três oportunidades para devolver o break, mas desperdiçou. O croata seguiu a frente até fechar em 6/4.
Já no terceiro set, os dois tenistas confirmaram seus serviços iniciais, ainda que com certa dificuldade. Monteiro chegou a uma quebra no sexto game, aproveitando-se de dupla falta do adversário. Ele chegou a ter 0-30 em seguida, mas virou e sustentou a vantagem. O cearense assim permaneceu até fechar em 6/3 e avançar de fase.
Outros brasileiros
Além de Thiago Monteiro, o Brasil conta com quatro representantes no Masters de Madrid. Bia Haddad é cabeça de chave em simples e vai estrear nesta quinta-feira (27), contra a russa Mirra Andreeva. Luisa Stefani joga duplas ao lado da canadense Gabriela Dabrowski, assim como Marcelo Melo e Rafael Matos, que jogam com o alemão Alexander Zverev e o espanhol David Vega Hernandez, respectivamente.