Bia Haddad Maia sobe nove posições em simples e atinge melhor marca nas duplas da WTA.
A vitória na primeira rodada do Australian Open fez Bia Haddad Maia encerrar um jejum de 53 anos sem vitórias brasileiras na chave feminina do Grand Slam australiano e subir nove posições no ranking de simples da WTA, atualizado nesta segunda-feira (29). Agora, a tenista paulista ocupa o 61º posto, três abaixo da melhor marca da carreira, atingido em setembro do ano passado.
No ranking de duplas, a ascensão de Bia foi ainda maior. A boa campanha ao lado da romena Sorana Cirstea, com quem chegou até as oitavas em Melbourne, rendeu 31 colocações à brasileira, que entrou no top 100 e assumiu a 79ª posição, a melhor colocação já ocupada pela tenista canhota.
No masculino, Rogério Dutra Silva perdeu três posições e passou a ocupar a 101ª colocação. Já Thomaz Bellucci, mesmo sem jogar, avançou duas posições e agora é o 107º.
No ranking individual de duplas masculinas, o brasileiro Marcelo Melo manteve a primeira colocação – empatado com seu parceiro polonês Lukasz Kubot – e passou a somar 44 semanas na liderança ao longo da carreira, uma a mais do que o ídolo Gustavo Kuerten, que ficou 43 semanas no topo até parar de jogar, em 2008.