8 5
Siga o OTD

Tênis

Bia vence em simples e Luisa perde nas duplas no WTA de Doha

Bia Haddad derrota Paula Badosa e vai às oitavas do WTA 500 de Doha. Luisa Stefani perde após 19 vitórias seguidas

Bia Haddad WTA 500 de Doha
Bia Haddad comemora ponto (Foto: Mubadala Abu Dhabi Open)

As duas principais tenistas do Brasil entraram em ação nesta terça-feira (14), pelo WTA 500 de Doha, no Catar. Bia Haddad Maia derrotou a espanhola Paula Badosa por 2 sets a 0 (7/6 [6] e 6/3) e avançou às oitavas de final em simples, enquanto Luisa Stefani e a cazaque Anna Danilina perderam para Shuai Zhang/Giuliana Olmos por 2 a 1 (7/5, 4/6 e 10-7) pela chave de duplas. Foi a primeira derrota de Luisa após 19 vitórias seguidas.

+ Alison dos Santos passa por cirurgia e deve ficar de 8 a 12 semanas fora

Nova número 12 do mundo, Bia Haddad fez um grande jogo contra Paula Badosa, 20ª colocada do ranking mundial. As duas haviam se enfrentado no último mês, pelo WTA 500 de Adelaide, com vitória da espanhola. Desta vez, no entanto, foi a brasileira quem levou a melhor, com triunfo em sets diretos. Ela passou apertos no primeiro set, mas se impôs na segunda parcial para sair vitoriosa.

Garantida nas oitavas, Bia Haddad enfrentará na próxima fase a russa Daria Kasatkina (8ª) ou a canadense Rebecca Marino (74ª), que se enfrentam ainda nesta terça-feira. Mesmo com uma vitória, a brasileira ainda não soma pontos no ranking mundial.

Como foi o jogo de Bia

Bia teve dificudades para confirmar seus primeiros games de serviço e precisou salvar quatro break points. Ela se segurou e conseguiu quebrar Badosa no quinto game. A brasileira se manteve a frente e chegou a sacar para o set em 5/4 e em 6/5, mas foi quebrada em ambas as oportunidades. A parcial foi, então, para o tie-break e mais uma vez, o equilíbrio tomou conta. Bia salvou um set point e virou, fechando em 8-6.

Já no segundo set, a brasileira entrou mais ligada e conseguiu quebrar a espanhola logo no começo. Entretanto, Bia não sustentou a vantagem e, em um vacilo, também cedeu um break, deixando o duelo empatado. Mesmo com o descuido, a paulista seguiu melhor na partida e teve ótimos primeiros serviços, além de fazer boas devoluções. Com o bom ritmo, Bia quebrou Badosa no oitavo game e sacou para o jogo na sequência, fechando em 6/3.

Luisa Stefani perde invencibilidade na temporada

Luisa Stefani no WTA 500 de Abu Dhabi - Brasileira ataca a bola com um backhand
(Foto: WTA)

Mas o dia não foi só de vitórias para o tênis feminino brasileiro. Luisa Stefani perdeu pela primeira vez após 19 vitórias e três títulos seguidos. Jogando ao lado da cazaque Anna Danilina, ela foi superada pela chinesa Shuai Zhang e a mexicana Giuliana Olmos, que formam a dupla cabeça de chave número 4 do torneio, por 2 a 1 (7/5, 4/6 e 10-7).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Luisa Stefani é a atual número 30 do mundo no ranking de duplas. Ela conquistou três títulos nesta temporada, incluindo o WTA 500 de Adelaide, junto à Taylor Townsend; a chave de duplas mistas do Australian Open, com Rafael Matos; e o WTA 500 de Abu Dhabi, na última semana Shuai Zhang – a mesma que a derrotou em Doha.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis