Siga o OTD

Tênis

Luisa Stefani e Zhang conquistam o WTA 500 de Abu Dhabi

Luisa Stefani e Shuai Zhang viram sobre Aoyama/Chan e conquistam o título do WTA 500 de Abu Dhabi

Luisa Stefani e Shuai Zhang WTA 500 de Abu Dhabi
Zhang e Stefani comemoram (Foto: Mubadala Abu Dhabi Open)

Mais um título! A brasileira Luisa Stefani conquistou sua 19ª vitória seguida neste domingo (12) e faturou o título de duplas do WTA 500 de Abu Dhabi, seu terceiro troféu na temporada. Jogando ao lado da chinesa Shuai Zhang, a medalhista olímpica superou na final a japonesa Shuko Aoyama e a taiwanesa Chan Hao-ching, por 2 sets a 1 (3/6, 6/2 e 10-8).

+ Equipes brasileiras não passam da estreia em Copas do Mundo de esgrima

Luisa Stefani mantém uma invencibilidade que dura desde novembro do ano passado. O WTA 500 de Abu Dhabi foi seu quarto título seguido no circuito, após vencer o WTA 125 de Montevideu (com Ingrid Martins, em novembro), WTA 500 de Adelaide (com Taylor Townsend, em janeiro) e duplas mistas do Australian Open (com Rafael Matos, em janeiro).

Vale destacar que a medalhista olímpica passou um ano longe das quadras por conta de uma lesão no joelho. Ela retornou em setembro do ano passado e, com o título em Abu Dhabi, chega à marca de sete troféus na carreira. Este foi o primeiro torneio de Luisa ao lado da chinesa Shuai Zhang. A brasileira ainda não encontrou uma parceira fixa.

Luisa Stefani e Shuai Zhang WTA 500 Abu Dhabi
(Foto: Mubadala Abu Dhabi Open)

Luisa iniciou sua participação no WTA de Abu Dhabi na 36ª colocação do ranking mundial. Após a campanha no torneio, ganhou 470 pontos e deu um salto de seis posições na classificação, atingindo o 30º lugar. Seu próximo compromisso no circuito será a partir desta segunda-feira (13), no WTA de Doha. Ela jogará ao lado da cazaque Anna Danilina.

Como foi o jogo

O jogo começou melhor para Aoyama/Hao-ching. A dupla confirmou seu serviço inicial e quebrou Stefani/Zhang logo na sequência, em um game em que a brasileira e a chinesa abriram 40-0, mas sofreram a virada. A parceria asiática seguiu melhor e venceu os dois games seguintes, chegando a 4/0. Stefani e sua parceira entraram no jogo a partir do quinto game, quando conseguiram devolver uma das quebras.

Luisa Stefani e Shuai Zhang WTA 500 de Abu Dhabi
(Foto: Mubadala Abu Dhabi Open)

No entanto, o ímpeto da dupla foi freado já na sequência. Stefani/Zhang foram quebradas outra vez logo em seguida e o placar ficou 5/1. Aoyama/Hao-ching sacou para o set, mas a brasileira e a chinesa não venderam barato e não deixaram as adversárias fecharem a parcial. Stefani e Zhang ainda venceram seu game seguinte e salvaram um total de seis set points, mas acabaram derrotas em 6/3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar da derrota, a dupla da brasileira deu sinais de que a situação poderia ser revertida. Stefani e Zhang começaram melhor no segundo set e abriram 2/0, com uma quebra. Elas não sustentaram a vantagem e sofreram o empate, mas depois cresceram e venceram os quatro games seguintes para fechar a parcial em 6/2, forçando o match tie-break.

Na parcial decisiva, Aoyama e Chan tiveram dois mini-breaks logo de cara e abriram 4-1. Stefani e Zhang reagiram e fizeram cinco pontos seguidos – com três mini-quebras -, passando a frente em 6-4. As asiáticas chegaram a empatar em 6-6, mas a brasileira e a chinesa não permitiram uma virada. Stefani e Zhang tiveram 8-7 com dois saques. Elas confirmaram um dos serviços, mas desperdiçaram o outro e precisaram de outra mini-quebra para fechar em 10-8.

Palavras da campeã

“Ótima vitória, estou muito feliz com mais um título, principalmente nesta semana cheia de jogos duros. A final não foi diferente. Começamos 4 a 0 abaixo e fomos buscando alternativas e melhorando até o final da série. No segundo set, já estávamos melhores, com boa energia, e colocando boa pressão nas adversárias. No super tie-break, começamos abaixo, voltamos e fomos mais agressivas e fomos firmes até o final. Excelente vitória”, disse Luisa Stefani.

“Foi incrível jogar com a Shuai Zhang, o jogo dela complementa bem meu estilo, aprendi bastante com ela e o treinador. Ela devolve muito bem é experiente e tem ótima visão de jogo. Semana que vem em Doha, estamos em novas duplas, e vamos jogar uma contra a outra logo na primeira rodada, mas é assim o circuito”, concluiu ela.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis