Os brasileiros Luisa Stefani e Rafael Matos conquistaram o título do Australian Open. Eles enfrentaram as lendas indianas Sania Mirza e Rohan Bopanna na decisão e conseguiram o título em dois sets: 7/6 [2] e 6/2. Este é o primeiro título de uma dupla 100% brasileira em um Grand Slam.
+ João Fonseca vai à final de duplas do Australian Open Juvenil
Os brasileiros tinham rivais gigantes. Dois dos maiores jogadores indianos de todos os tempos, com sete títulos de Grand Slam do outro lado da quadra (seis de Mirza, enquanto Bopanna tem um título). Mas sabendo do currículo dos adversários, a dupla brasileira foi para cima, com Rafael crescendo no fundo de quadra ao longo da partida e Luisa indo muito bem na rede e no saque.
O jogo
A dupla do Brasil começou bem no jogo, quebrando o saque de Bopanna. Mas os indianos conseguiram dois break points para abrir 5/3, com Bopanna sacando para fechar o set. Rafael Matos fez um bom game no fundo de quadra para conseguir a quebra e mantes os brasileiros no jogo. Luisa e Rafael conseguiram levar o set para o tiebreak, onde foram dominantes e ganharam por 7 a 2.
O segundo set começou equilibrado, mas os brasileiros conseguiram uma vantagem boa após uma quebra no quarto game. E ela veio com estilo, após um longo rally com Rafael segurando a bola no fundo, enquanto Luisa trancava a rede. Os brasileiros conseguiram mais uma quebra para fechar o jogo e conquistar o título.
The FIRST all-🇧🇷 team to win a Grand Slam mixed doubles title!
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 27, 2023
Rafael Matos • @Luisa__Stefani • @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2023 pic.twitter.com/Aw4UDtZsOP
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Esse foi o quinto título do Brasil em Melbourne. Antes, Maria Esther Bueno havia sido campeã nas duplas femininas em 1960 e Tiago Fernandes foi campeão no torneio juvenil de simples em 2010. Por fim, Bruno Soares foi campeão tanto nas duplas masculinas, quanto na mista em 2016.