Sob um típico sol carioca, chegou ao fim neste domingo (11) a 3ª edição da Maria Esther Bueno Cup, competição que reuniu oito tenistas da nova geração brasileira (até 24 anos). Quem levou a melhor na competição foi Mateus Alves, que superou Eduardo Ribeiro por 2 sets a 1 (6/7, 6/4, 10/5) na grande decisão. Ele conquistou o título e, assim, ganhou vaga para a chave principal do Rio Open 2023.
+ CBT divulga lista de inscritos do Australian Open Junior Series
Com 21 anos, Mateus Alves já havia participado duas vezes do Qualifying do Rio Open e uma outra da chave de duplas principal, mas o triunfo na Maria Esther Bueno Cup certamente é algo inédito em sua trajetória como tenista.
“É bem provável que seja o momento mais feliz na minha carreira. Esta vitória na Maria Esther Bueno Cup veio em um momento espetacular, pois estou há 5 ou 6 meses me recuperando de uma lesão. Acredito que o fator decisivo para minha vitória aqui foi o mental. Esta foi uma semana desafiadora onde sofri com dores, com o calor, com a pressão de jogar um torneio tão especial, mas acho que lidei muito bem. Estava disposto a deixar tudo dentro de quadra e foi isso que aconteceu” contou o tenista natural de São José do Rio Preto, para concluir com suas expectativas para o Rio Open 2023: “É um torneio muito duro, de nível bem alto. Até lá, espero trabalhar o melhor possível junto com minha equipe, para conseguir tirar o meu máximo, assim como fiz nesta semana”.
Grande temporada
Embora triste após a derrota na final, Eduardo Ribeiro termina a Maria Esther Bueno Cup com motivos de sobra para celebrar. O vice-campeonato deu a ele uma vaga para o qualifying do Rio Open 2023. Aliás, a campanha no Rio consolida a ótima temporada vivida pelo tenista, que, aos 24 anos, venceu três torneios profissionais da ITF em 2022. Os resultados o fizeram subir mais de 500 posições no ranking da ATP, saindo da posição 964 para 436.
A Maria Esther Bueno Cup
Criada em 2018 como homenagem a uma das maiores esportistas da história do Brasil, a Maria Esther Bueno Cup visa incentivar a nova geração do tênis nacional, oferecendo vagas na chave principal e no qualifying do Rio Open. Além dos finalistas, Mateus Alves e Eduardo Ribeiro, esta edição do torneio contou com a participação de João Lucas Reis, Pedro Boscardin, Thiago Wild, Gustavo Heide, João Fonseca e Gustavo Almeida.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Rio Open acontecerá entre os dias 18 e 26 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro e já tem grandes nomes confirmados. É o caso do número 1 do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz, e o número 3, o norueguês Casper Ruud.