O espanhol Rafael Nadal derrotou o norueguês Casper Ruud por 2 sets a 0 (7/6 [4] e 7/5), em jogo exibição realizado no Mineirinho, em Belo Horizonte-MG, neste sábado (26). O evento, que marcou a reabertura do principal ginásio poliesportivo da capital mineiro após três anos, também contou com a despedida oficial do brasileiro Bruno Soares das quadras.
+ Bruno Soares se despede das quadras em jogo festivo no Mineirinho
Número 3 do mundo, Ruud começou melhor na partida, quebrou o serviço de Nadal logo em seu primeiro game de saque e chegou a abrir 3/0. No entanto, o vice-líder do ranking reagiu, devolveu a quebra e venceu os três games seguintes para empatar o duelo em 3/3. A partir daí, os tenistas confirmaram seus serviços e o placar ficou igualado, sendo decidido no tie-break, onde Nadal venceu por 7-4.
Já no segundo set, os dois tenistas apresentaram muito equilíbrio. Sem grandes sufocos, os dois conseguiram confirmar seus serviços e o placar permaneceu empatado até o final. Nadal chegou a ter o match point em 5/4, mas desperdiçou. O espanhol ainda teve outras duas oportunidades de fechar antes de enfim conseguir ganhar por 7/5.
Tour pela América do Sul
O jogo fez parte de uma excursão realizada pelos tenistas pela América Latina. A capital mineira foi o único ponto de parada no Brasil. O duelo aconteceu no Mineirinho, que recebeu um evento esportivo pela primeira vez desde abril de 2019 – o último havia sido o primeiro jogo da final da Superliga daquele ano, entre Minas e Praia Clube.
Antes de BH, Nadal e Ruud haviam se enfrentado três vezes neste ano, duas pelo circuito e uma na partida de exibição da Argentina. Em todas, o espanhol levou a melhor. Pelo circuito, Nadal venceu Ruud na final de Roland Garros, conquistando seu 22º título de Grand Slam na ocasião, e no Finals – apesar da derrota, o norueguês seguiu no torneio e acabou com o vice-campeonato.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Currículos
Nadal é o maior campeão de Grand Slams de todos os tempos, com 22 títulos ao todo. Somente neste ano, ele faturou dois troféus de Major: Australian Open e Roland Garros. Neste último, aliás, o espanhol teve como adversário justamente Casper Ruud. Além de Roland Garros, o norueguês de 23 anos também foi finalista do US Open 2022 e ficou com o vice após perder para Carlos Alcaraz.
Nadal tem uma relação de proximidade com o Brasil. No país, ele foi campeão do Brasil Open em 2005 – à época realizado no saibro, na Costa do Sauípe, na Bahia -, com apenas 18 anos, e em 2013 – já em quadra coberta, em São Paulo -, e do Rio Open em 2014. Além disso, o espanhol levou a medalha de ouro nas duplas na Olimpíada do Rio-2016, ao lado de Marc Lopez. Nadal, porém, nunca tinha ido a BH.