8 5
Siga o OTD

Tênis

Melo e McDonald vencem dupla de Rafa Matos e conquistam ATP de Tóquio

Ao lado de Mackenzie McDonald, Marcelo Melo derrota dupla de Rafael Matos e conquista o título do ATP 500 de Tóquio

Marcelo Melo e Mackenzie Mc Donald ATP 500 de Tóquio
(Foto: Divulgação)

O brasileiro Marcelo Melo e o norte-americano Mackenzie McDonald conquistaram o título do ATP 500 de Tóquio, no Japão, na madrugada deste domingo (09). Na final, a dupla derrotou a parceria formada pelo também brasileiro Rafael Matos e o seu parceiro David Vega Hernández por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 10-5).

+ Com choro e emoção, Brasil avança com seis para as finais do STU Open Rio

A grande decisão foi marcada por confirmações rápidas de serviços. Em todo o jogo, que durou 1h24min, houve apenas seis break points, sendo que dois deles foram convertidos em quebras. Marcelo Melo e McDonald venceram o primeiro set por 6/4 ao imporem uma quebra no quinto game. Já na segunda parcial, a vitória foi de Rafael Matos e David Vega, por 6/3, com quebra no início. No match tie-break, Melo/McDonald levou a melhor em 10-4.

Competindo pela primeira vez no circuito, Marcelo Melo e Mackenzie McDonald haviam passado por três duplas antes de chegar na final. Na semi, foram beneficiados pelo W.O. dos autralianos Thanasis Kokkinasis/Nick Kyrgios. Enquanto isso, Rafael Matos e David Vega, que formam uma das parcerias de mais sucesso na temporada, foram os cabeças de chave número 3 do torneio. Até a final, haviam ganhado três jogos sem sofrer sets.

Currículo vitorioso

Este foi o 36º título de Marcelo Melo no circuito mundial, o segundo no ATP 500 de Tóquio – ele havia vencido em 2015 ao lado do sul-africano Raven Klaasen. Foi, também sua primeira conquista na temporada. O resultado o fará subir três posições no ranking mundial e ele aparecerá na 40ª colocação na próxima atualização.

Melo e McDonald Rafael Matos David Vega
Marcelo Melo e Mackenzie McDonald atuaram pela primeira vez juntos (Foto: Divulgação)

“Muito feliz com a vitória. Um título inesperado, por ser a primeira vez que jogava com o Mc. Mas, ao mesmo tempo, desde a primeira partida viemos jogando incrivelmente bem, ganhando de times muito duros, inclusive o Rafa e o Vega que vêm de título na semana passada, fazendo uma temporada top”, comemorou o mineiro Marcelo Melo.

Matos e Vega

Enquanto isto, Rafael Matos e David Vega Hernández fizeram sua oitava final na temporada e chegaram ao segundo vice-campeonato, o primeiro em um ATP 500. Há uma semana, eles haviam conquistado o título do ATP 250 de Sófia, na Bulgária. A campanha em Tóquio fez o brasileiro ganhar uma posição no ranking mundial, atingindo a 33ª colocação, a melhor de sua carreira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Tanto Rafael Matos quanto Marcelo Melo agora partem para a Espanha, onde disputarão o ATP 250 de Gijon. Rafa terá seu tradicional parceiro espanhol, enquanto Melo voltará a jogar com o sul-africano Raven Klaasen, com quem atuou boa parte da atual temporada.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis