O brasileiro Marcelo Melo e o norte-americano Mackenzie McDonald conquistaram o título do ATP 500 de Tóquio, no Japão, na madrugada deste domingo (09). Na final, a dupla derrotou a parceria formada pelo também brasileiro Rafael Matos e o seu parceiro David Vega Hernández por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 10-5).
+ Com choro e emoção, Brasil avança com seis para as finais do STU Open Rio
A grande decisão foi marcada por confirmações rápidas de serviços. Em todo o jogo, que durou 1h24min, houve apenas seis break points, sendo que dois deles foram convertidos em quebras. Marcelo Melo e McDonald venceram o primeiro set por 6/4 ao imporem uma quebra no quinto game. Já na segunda parcial, a vitória foi de Rafael Matos e David Vega, por 6/3, com quebra no início. No match tie-break, Melo/McDonald levou a melhor em 10-4.
Competindo pela primeira vez no circuito, Marcelo Melo e Mackenzie McDonald haviam passado por três duplas antes de chegar na final. Na semi, foram beneficiados pelo W.O. dos autralianos Thanasis Kokkinasis/Nick Kyrgios. Enquanto isso, Rafael Matos e David Vega, que formam uma das parcerias de mais sucesso na temporada, foram os cabeças de chave número 3 do torneio. Até a final, haviam ganhado três jogos sem sofrer sets.
Currículo vitorioso
Este foi o 36º título de Marcelo Melo no circuito mundial, o segundo no ATP 500 de Tóquio – ele havia vencido em 2015 ao lado do sul-africano Raven Klaasen. Foi, também sua primeira conquista na temporada. O resultado o fará subir três posições no ranking mundial e ele aparecerá na 40ª colocação na próxima atualização.
“Muito feliz com a vitória. Um título inesperado, por ser a primeira vez que jogava com o Mc. Mas, ao mesmo tempo, desde a primeira partida viemos jogando incrivelmente bem, ganhando de times muito duros, inclusive o Rafa e o Vega que vêm de título na semana passada, fazendo uma temporada top”, comemorou o mineiro Marcelo Melo.
Matos e Vega
Enquanto isto, Rafael Matos e David Vega Hernández fizeram sua oitava final na temporada e chegaram ao segundo vice-campeonato, o primeiro em um ATP 500. Há uma semana, eles haviam conquistado o título do ATP 250 de Sófia, na Bulgária. A campanha em Tóquio fez o brasileiro ganhar uma posição no ranking mundial, atingindo a 33ª colocação, a melhor de sua carreira.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Tanto Rafael Matos quanto Marcelo Melo agora partem para a Espanha, onde disputarão o ATP 250 de Gijon. Rafa terá seu tradicional parceiro espanhol, enquanto Melo voltará a jogar com o sul-africano Raven Klaasen, com quem atuou boa parte da atual temporada.