8 5
Siga o OTD

Tênis

Monteiro vence 2 e é campeão em Gênova; Pucinelli é vice em Braga

Thiago Monteiro conquista na Itália o segundo torneio challenger do ano e deve melhorar ranking mais alto da carreira. Já Matheus Pucinelli comemora a primeira final da temporada

Thiago Monteiro tênis Challenger de Gênova campeão ATP
(divulgação/aonopengenova)

O brasileiro Thiago Monteiro sagrou-se campeão do Challenger de Gênova ao derrotar o italiano Andrea Pellegrino por 2 a 0 na final disputada neste domingo (25), na Itália. As parciais foram de 6/1 e 7/6 com 7-2 no tie-break. É a segunda taça de Challenger que Monteiro levanta esse ano, a primeira foi em Salzburgo, e com ela deve ganhar mais algumas colocações no ranking mundial da ATP. O cearense entrou no torneio em 66º lugar, o mais alto da carreira. Além dele, Matheus Pucinelli disputou a primeira final na temporada e foi derrotado por 6/2 e 6/4 Nicolas Alboran, dos Estados Unidos, em Portugal.

“Foi uma semana bem importante, muito feliz de ganhar aqui. Sinto que fui melhorando a cada jogo. Foi complicado no início, por conta da adaptação na troca de pisos. Eu não estava tão consistente, mas fui melhorando e acho que joguei o meu melhor tênis da semana na final. Me dá muita confiança para o restante da temporada”, disse o campeão, que chega ao oitavo e maior título nível challenger da carreira.

Duas vitórias

Thiago Monteiro, segundo cabeça de chave no Challenger de Gênova, jogou duas vezes no dia. A semifinal contra Adrian Andreev foi adiada no sábado (24). Assim, primeiro o brasileiro derrotou o búlgaro por 2 a 0, 6/2 e 6/4. Ele aproveitou as três chances de quebra que teve na partida, duas no primeiro set e uma no segundo, e não tomou nenhuma salvando sete breaks points. Na final contra Andrea Pellegrino, o brasileiro passeou no primeiro set, impondo três quebras. No segundo, se segurou em dois games salvando uma chance de quebra do italiano em cada. No set desempate, o brasileiro se impôs após o 2 a 2 e pontuou cinco vezes seguidas para ser campeão na Itália.

Tel-Aviv

Após o Challenger de Gênova, Thiago Monteiro disputará o ATP 250 de Tel-Aviv, em Israel. Na estreia, enfrenta o espanhol Pablo Andújar. “Esse resultado também muda um pouco a questão do meu calendário. Devo continuar disputando os ATPs na Europa e vou tentar somar o máximo de pontos para finalizar o ano com o meu melhor ranking. Amanhã já vou pra Tel-Aviv e só devo estrear na quarta-feira, então terei um tempo para me adaptar, me recuperar e seguir confiante e com muita energia”, finalizou.

Thiago Monteiro tênis Challenger de Gênova campeão ATP
(divulgação/aonopengenova)

Pressão no saque

Na outra final com brasileiro do dia, Matheus Pucinelli sofreu no saque de Nicolas Alboran no Challenger de Braga. O brasileiro jogou 18 break points contra e em cinco oportunidades não conseguiu se salvar. Na devolução, teve cinco chances de quebra e aproveitou duas. O estadunidense conseguiu duas das cinco quebras no primeiro set e fechou com tranquilidade no oitavo game. Na segunda série, Pucinelli abriu 3 a 0 derrubando o serviço adversário duas vezes. No quarto game Alboran devolveu uma, empatou no oitavo novamente na devolução e no décimo voltou a pontuar no serviço brasileiro para fechar a partida e sagrar-se campeão do challenger português.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Tênis