A brasileira Bia Haddad Maia passou pela estreia do WTA 500 de Tóquio nesta terça-feira (20) e agora vai enfrentar a japonesa ex-número um do mundo Naomi Osaka na segunda rodada. Na primeira, Bia bateu outra japonesa, Yuki Naito, em sets diretos com parciais de 6/4 e 6/2. O dia teve também a vitória na estreia de Thiago Monteiro, número um do país no masculino, no Challenger de Gênova, e derrota de Laura Pigossi na estreia do WTA 125 de Budapeste.
Como de costume, Bia Haddad começou o jogo contra Yuki Naito colocando muita pressão no saque da japonesa, que precisou salvar três break points para fechar o primeiro game. A brasileira teve mais uma chance no quinto game, mas foi no sétimo que saiu a quebra decisiva para a vitória na primeira parcial. No décimo game, Bia sofreu para fechar, tendo de salvar quatro break points. No segundo set, a brasileira voltou a colocar muita pressão no primeiro serviço de Naito, conseguindo a quebra no quinto break point. A seguir, fez 4 a 1 no serviço japonês e confirmou a vitória no oitavo game.
A win on her Tokyo debut 💪
— wta (@WTA) September 20, 2022
🇧🇷 Beatriz Haddad Maia battles through to the last 16 and will next face the winner of Osaka-Saville!#TorayPPO pic.twitter.com/4cZJSVU7TC
+ Quadro “OTD em Paris” inaugura cobertura dos Jogos de 2024
That touch from Bia to save break point 😮💨#TorayPPO pic.twitter.com/rmiWXp3UgZ
— wta (@WTA) September 20, 2022
Naomi Osaka
Bia Haddad entrou no WTA 500 de Tóquio como a número 16 do ranking mundial e quinta cabeça de chave. A próxima adversária, Naomi Osaka, é a 48º do mundo, mas já foi líder do ranking da WTA em janeiro de 2019. Entre as temporadas de 2018 e 2020, a japonesa fechou o ano sempre entre as top 5. Ano passado Osaka venceu o Australian Open pela segunda vez, a primeira havia sido em 2019, em 2020 levantou a taça do US Open. Ao todo, soma sete títulos de torneios WTA.
🇯🇵 @naomiosaka advances to the Tokyo last 16 as Saville is forced to retire through injury with the score at 1-0 in the first set.
— wta (@WTA) September 20, 2022
Speedy recovery, @Daria_gav 🫂💜#TorayPPO pic.twitter.com/1jGDMVCrwc
Thiago Monteiro
Na Itália, Thiago Monteiro, segundo cabeça de chave no Challeger de Gênova, venceu o italiano Stefano Travaglia por 2 a 1. O brasileiro foi derrotado no primeiro set por 6/4 após perder o serviço no nono game. Na segunda parcial, Thiago quebrou o italiano no quarto e no sexto games, fez 5 a 1 e foi sacar para empatar a partida. Travaglia, porém, resistiu e descontou uma das quebras, mas voltou a perder o serviço logo a seguir no oitavo game. O terceiro set foi decidido no décimo game, quando Thiago Monteiro conseguiu a única quebra da parcial, sacramentando o 6/4. Na segunda rodada ele enfrenta o búlgaro Dimitar Kuzmanov.
Laura Pigossi
Na Hungria, no WTA 125 de Budapeste, Laura Pigossi perdeu na primeira rodada da chave de simples para a holandesa Arantxa Rus em dois sets, com um duplo 6/2. Um dia antes, o Brasil já havia caído com Carolina Meligeni, após derrota para eslovaca. Com isso, o país não tem mais representantes na chave de simples da competição. Nas duplas, Ingrid Gamarra Martins joga ao lado da indiana Prarthana Thombare.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK