Após a desistência do tenista japonês Kei Nishikori, o brasileiro Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, herdou a vaga direta para a chave principal do Australian Open
Além da presença de Bia Haddad Maia na chave principal feminina do Australian Open, o Brasil também terá um representante na chave principal masculina do primeiro Grand Slam de 2018. O paulista Rogério Dutra Silva, número 101 do ranking da ATP, herdou a vaga do japonês Kei Nishikori, número 22 do mundo, que anunciou sua desistência do torneio nesta quarta-feira.
Afastado das quadras desde o Masters 1000 de Montreal, em agosto, Nishikori ainda não se recuperou da lesão no punho direito que o fez abandonar a última temporada na metade do ano. Com isso, Rogerinho acabou beneficiado e irá disputar o Aberto da Austrália pela segunda vez na carreira. No ano passado, o tenista de 33 anos chegou à segunda rodada do Grand Slam.
O Brasil ainda terá dois representantes na chave principal de dupla masculina: o duplista número 1 do mundo, Marcelo Melo, que jogará ao lado de seu parceiro, o polonês Lucasz Kubot, e Bruno Soares, que tem como parceiro, o britânico Jamie Murray.
Já o número 2 do país de simples, Thomaz Bellucci desistiu do quali. Fora das quadras desde o US Open, o paulista ainda não se recuperou de uma lesão no tendão de Aquiles e só deve voltar a atuar na gira sul-americana de saibro.
Mas outros quatro brasileiros tentarão furar o quali: Thiago Monteiro e João “Feijão” Souza, em simples, e Marcelo Demoliner e André Sá, nas duplas.
No juvenil, o Brasil conta com a presença de cinco tenistas na chave principal: Thiago Wild, João Lucas Reis, Matheus Pucinelli e Igor Gimenez, além de Gilbert Klier no quali.