O Brasil perdeu para Portugal por 3 a 1 neste sábado (17), em confronto válido pelo Grupo I da Copa Davis, em Viana do Castelo, casa do adversário. Após fechar o primeiro dia com duas derrotas, a equipe brasileira conseguiu um triunfo com Rafael Matos/Felipe Meligeni nas duplas, mas Thiago Monteiro caiu diante de João Sousa em simples. Com o resultado, o Brasil terá que disputar os playoffs do Grupo I em 2023.
+ Luisa Stefani e Gaby Dabrowski vão à final do WTA de Chennai
Francisco Cabral/Nuno Borges x Rafael Matos/Felipe Meligeni
Rafael Matos e Felipe Meligeni fizeram o primeiro jogo do dia contra Francisco Cabral e Nuno Borges. Os brasileiros fizeram um grande primeiro set e venceram pro 6/3. Na segunda parcial, porém, veio um apagão. Matos e Meligeni anotaram apenas dois pontos em todo o set e perderam por 6/0. Com o duelo empatado, os brasileiros foram para os vestiários e voltaram com tudo. Eles se recuperaram e fizeram uma grande parcial, conseguindo vencer por 6/3.
João Sousa x Thiago Monteiro
Com o respiro no placar, foi a vez de Thiago Monteiro (65º) entrar em ação, enfrentando o atleta mais bem ranqueado do confronto, João Sousa (56º). O brasileiro perdeu por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1).
Thiago não começou bem, foi quebrado logo no início e viu o português abrir 3 a 0 no placar, tendo ainda que salvar um break point. Thiago entrou no set e confirmou seus serviços seguintes, assim como João. Com 5 a 3 no placar, o português sacou para o set e o brasileiro teve duas chances para devolver a quebra, mas desperdiçou. Ele ainda salvou dois set points, mas acabou derrotado em 6/3.
Apesar do equilíbrio no final da primeira parcial, o início do segundo set começou sendo dominado por João Sousa. O português venceu os três primeiros games da parcial, com direito a duas quebras sobre o brasileiro. Thiago solicitou atendimento médico por conta de dores no pé direito. Após a pausa, o português seguiu muito bem e fechou o set em 6/1, garantindo a vitória para Portugal na Copa Davis em 3 a 1.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Esta foi a segunda derrota de Thiago Monteiro no confronto contra Portugal. Ele já havia sido derrotado por Nuno Borges na sexta-feira, por 2 sets 1. No mesmo dia, Felipe Meligeni perdeu para João Sousa por 2 a 0.
O resultado faz com que o Brasil vá disputar os playoffs do Grupo I da Copa Davis em 2023, enquanto Portugal se garantiu nos playoffs do Grupo Mundial, tendo a oportunidade de entrar na elite do tênis masculino mundial.