Siga o OTD

Tênis

Brasil perde dois jogos para Portugal e se complica na Davis

Felipe Meligeni e Thiago Monteiro perdem jogos e Brasil se complica no confronto contra Portugal na Copa Davis

Felipe Meligeni Copa Davis/ Challenger de Montevidéu
(Foto: Sara Falcão/CBT)

O Brasil perdeu os dois jogos que fez no confronto contra Portugal, pelo grupo I da Copa Davis, nesta sexta-feira (16), em Viana do Castelo, casa do adversário. Felipe Meligeni abriu com derrota para João Sousa por 2 a 0 e Thiago Monteiro perdeu para Nuno Borges na sequência, por 2 a 1, no tie-break. A equipe anfitriã está a um triunfo de conquistar a vitória no duelo.

+ Bia Haddad e Ingrid Martins são eliminadas do WTA de Portoroz

João Sousa x Felipe Meligeni

Abrindo o confronto entre Brasil e Portugal, Felipe Meligeni (143º) enfrentou João Sousa. O português, número 56 do ranking mundial, venceu por 2 sets a 0, em parciais de 6/1 e 6/3. João conseguiu duas quebras em cada um dos sets e confirmou seus serviços com relativa tranquilidade. Felipe, por sua vez, não teve nenhuma oportunidade de quebra.

Nuno Borges x Thiago Monteiro

Com o placar em desvantagem, Thiago Monteiro (65º) entrou sob pressão para o segundo duelo do dia, contra Nuno Borges (93º). O português saiu em vantagem e quebrou o brasileiro em seu primeiro game de serviço, mas Thiago devolveu a desvantagem no sétimo game. Depois de confirmarem seus serviços seguintes, a parcial foi encaminhada para o tie-break. Por lá, o brasileiro abriu 6-1, viu o português salvar quatro set points, mas conseguiu fechar em 7-5 e abriu 1 a 0 no duelo.

Thiago Monteiro Brasil x Portugal Copa Davis
Thiago Monteiro perdeu para Nuno Borges (Foto: Sara Falcão/CBT)

O segundo set teve uma tônica de muito equilíbrio. Os dois tenistas trocam pontos nos seis primeiros games, confirmando seus serviços com muita dificuldade. Na única oportunidade que teve, Nuno Borges emplacou uma quebra sobre o brasileiro e saltou a frente em 4/3. Ele se segurou até o fim e venceu por 6/4, forçando o terceiro set.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na parcial decisiva, Thiago Monteiro teve quatro break points no quarto game, mas o português salvou todos e confirmou seu serviço. O brasileiro não se abalou com os desperdícios e conseguiu quebrar o adversário na sequência, abrindo 4/2. No entanto, teve a quebra devolvida logo na sequência. Os dois confirmaram na sequência e a parcial foi encaminhada para o tie-break. Thiago cometeu alguns erros e acabou derrotado em 7/3.

Encerramento do confronto

O confronto entre Brasil e Portugal será encerrado neste sábado. Portugal está a um triunfo de conseguir a vitória no duelo. O primeiro confronto do dia será entre as duplas Rafael Matos/Felipe Meligeni e Nuno Borges/Francisco Cabral, a partir das 1hh, no horário de Brasília. Logo em seguida, caso necessário, Thiago Monteiro enfrentará João Sousa e, também se houver necessidade, Meligeni jogará contra Nuno Borges.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis