As brasileiras Beatriz Haddad Maia e Ingrid Gamarra Martins venceram seus respectivos jogos nesta quarta-feira (14) e avançaram no WTA 250 de Portoroz, na Eslovênia. Bia passou pela espanhola Cristina Bucsa por 2 sets a 0 (6/1 e 6/4) e se garantiu nas quartas de final do torneio de simples. Ingrid, ao lado da russa Fomina Klotz, derrotou Timea Babos/Tamara Zidansek e avançou à semi da chave de duplas.
+ Luisa Stefani volta às quadras com vitória no WTA de Chennai
Cabeça de chave número 2 do torneio, Bia Haddad Maia vinha de uma estreia dura no WTA 250 de Portoroz, diante da dinamarquesa Clara Tauson. Na segunda rodada, a brasileira que é número 18 do ranking mundial conseguiu se impor sobre Cristina Bucsa (110ª) no início e venceu o primeiro set com tranquilidade, por 6/1.
Na segunda parcial, porém, o cenário mudou. A espanhola cresceu no jogo e passou a dar trabalho para Bia Haddad, em especial nos games de serviço da brasileira. Bia se segurou até o sexto game, quando foi quebrada após salvar três break points. No entanto, a brasileira mostrou poder de reação e devolveu a quebra logo na sequência, impondo uma nova quebra em seguida para fechar em 6/4.
Garantida entre as oito melhores tenistas do WTA 250 de Portoroz, Bia Haddad está somando pontos importantes para o ranking mundial. Com a campanha de duas vitórias, ela já ganha duas posições na classificação, aparecendo momentaneamente em 16º lugar. A brasileira enfrentará nas quartas de final a romena Ana Bogdan (65ª), que passou pela anfitriã Tamara Zidansek nas oitavas.
Ingrid Martins vai à semifinal de duplas
Além de ser derrotada em simples, Tamara Zidansek também caiu nas duplas. E teve uma brasileira como algoz. Ingrid Gamarra Martins e a russa Fomina Klotz derrotaram a eslovena e sua parceira húngara Timea Babos por 2 sets a 1 (6/4, 2/6 e 10-8). Ingrid/Fomina chegou a ter 8-6 contra no match tie-break, anotou quatro pontos seguidos e conseguiu a virada.
Com a classificação à semifinal do WTA de Portoroz, Ingrid Gamarra Martins também ganha importantes pontos no ranking mundial de duplas. Atual 174ª colocada da classificação, ela está ganhando 18 posições com a campanha, atingindo o melhor ranking de sua carreira. Em caso de ida à final, ela poderá ficar próxima do top-140, tornando-se a segunda melhor brasileira de duplas da WTA, atrás de Bia Haddad.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
As adversárias de Ingrid e Fomina Klotz na semifinal de Portoroz ainda estão indefinidas. Elas serão conhecidas somente nesta quinta-feira, quando a espanhola Cristina Bucsa e a eslovaca Tereza Mihalikova enfrentarão as russas a Anastasia Potapova e Yana Sizikova, cabeças de chave número 2.
Laura Pigossi eliminada
Se o dia foi bom para Bia Haddad e para Ingrid Martins, o mesmo não aconteceu com Laura Pigossi. A medalhista olímpica, ao lado da romena Ioana Olaru, perdeu das húngaras Réka Jani e Panna Udvardy por 2 sets a 0 (7/5 e 6/0), com direito a pneu na segunda parcial. Assim, a dupla foi eliminada nas quartas de final do WTA de Bucareste, na Romênia.