A final da etapa da capital pernambucana do Brasil Tennis Classic terá dois representantes do país em quadra neste domingo (21) no Recife Tênis Clube. O catarinense Eduardo Ribeiro e o pernambucano João Lucas Reis vão aproveitar as arquibancadas lotadas em busca de um título importante, pensando em projeção no ranking da ATP. O torneio conta com patrocínio do Banco Santander e oferece US$ 15.000 em prêmios.
+Bia Haddad desiste de torneio no Canadá e foca no US Open
Abrindo a programação da quadra central, Eduardo Ribeiro fez valer a condição de 6º cabeça de chave e passou pelo compatriota João Victor Loureiro, que fez grande semana em Recife, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3) em 1h14 de partida. Aos 24 anos, o catarinense vai em busca de seu primeiro título como profissional e certamente vai seguir subindo no ranking após a bela campanha no Nordeste.
“Foi um jogo muito difícil, de altos e baixos. Comecei muito bem o jogo no primeiro set. No segundo, dei uma caída, ele melhorou bastante, cresceu o nível. Mas felizmente consegui me manter firme mentalmente para conseguir reverter a desvantagem. Estou muito feliz com minha primeira final em simples. Já tinha batido na trave em algumas oportunidades, porém é o trabalho que vem sendo recompensado”, declarou Ribeiro, 653º do mundo.
Na decisão deste domingo do Brasil Tennis Classic, o catarinense vai encarar o recifense João Lucas Reis, cabeça de chave 3, que precisou virar sua partida contra o uruguaio Ignacio Carou, quinto favorito. Após 2h31, o tenista de 22 anos fechou por 2 sets a 1 (6/7, 6/1 e 6/2).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Saí de uma situação bem difícil. Eu estava ganhando bem o primeiro set, mas ele virou. A chave foi conseguir me manter calmo para encontrar uma solução, diminuí os erros também e a torcida me ajudou demais no fim do jogo. É dar tudo amanhã contra o Dudu, fizemos um jogão no ano passado, mas estou confiante”, avaliou João Lucas, que vem de vice-campeonato no ITF M25 de Guayaquil, no Equador, na semana passada.
Atual 468º do ranking da ATP, João Lucas tenta seu quarto título como profissional. Em 2018, o recifense conquistou seu primeiro troféu, no ITF US$ 25.000 de Curitiba, repetindo a dose nas quadras mexicanas de Cancún, em 2019 e 2020.
Final brasileira no torneio de duplas
O Brasil Tennis Classic teve uma dobradinha na final de duplas. Luis Britto/Marcelo Zormann venceu Gabriel Tumasonis/Fernando Yamacita por 2 sets a 0 (6/4 e 6/4) com 1h29m de partida.
Wilson Leite cai na semifinal em Koksijde
Outro brasileiro que esteve em quadra disputando o ITF neste sábado foi Wilson Leite. No torneio realizado em Koksijde, na Bélgica, Wilson caiu para o argentino Hernan Casanova nas semifinais da competição por 2 sets a 0 (6/7 e 0/6) com 2h04m de partida.
Daniel Dutra da Silva perde por W.O
Daniel Dutra da Silva e o peruano Alexander Merino desistiram de disputar as semifinais do Challenger de Santo Domingo, na República Dominicana. Daniel e Alexander deveriam duelar com o filipino Ruben Gonzales e o americano Reese Stalder por uma vaga na final. Com a desistência, Gonzales e Stalder enfrentarão o colombiano Nicolas Barrientos e o mexicano Miguel Angel Reyes-Varela.