A brasileira Bia Haddad Maia bateu nesta quinta-feira (11) ninguém menos do que a atual número um do mundo, a polonesa Iga Swiatek, pelas oitavas de final do WTA 1000 de Toronto, no Canadá. As parciais foram de 6/4, 3/6 e 7/5 em uma batalha com cerca de três horas de duração. A próxima adversária de Bia sai do confronto entre a espanhola Garbiñe Muguruza, ex-número um do mundo, e a suíça Belinda Bencic, que já foi top 5 na WTA. O dia teve ainda o brasileiro Orlando Luz avançando na chave de duplas do Challenger de Lima, no Peru.
Bia Haddad venceu o primeiro set em Toronto com uma quebra no quinto game, na segunda chance que teve na parcial. A primeira havia sido no terceiro game e ela teve outra no sétimo, também salva por Iga Swiatek. A polonesa não chegou a ameaçar o serviço de Bia. No segundo set, a brasileira, número 24 na WTA, voltou a pressionar muito o saque da líder do ranking logo no primeiro game. Teve cinco break points, todos salvos, e Swiatek confirmou somente após 23 trocas de bola. No quarto game, foi a brasileira que teve de defender o serviço, duas vezes e ambas com sucesso, mas no sexto a polonesa conseguiu a quebra dela, suficiente para empatar a partida.
Well, well, well… 👀
— wta (@WTA) August 11, 2022
🇧🇷 Haddad Maia takes the first set against World No.1 Swiatek 6-4!#NBO22 pic.twitter.com/Svg4ZOxOYI
Força na devolução
O equilíbrio continuou na terceira parcial, com as devoluções prevalecendo nos dois primeiros games. Uma quebra para cada lado. Bia Haddad conseguiu a segunda no sexto game, mas logo a seguir Iga Swiatek deu o troco. No décimo game a brasileira voltou a pressionar o saque da adversária e chegou a ter um match point no 30/40, não aproveitado. No 12º, porém, Bia teve mais três chances de fechar o jogo no serviço da polonesa e desta vez não deixou escapar. Sacramentou a vitória sobre a líder do ranking mundial e avançou para as quarta de final do WTA 1000 de Toronto.
On her fourth match point Beatriz Haddad Maia pulls off the biggest upset of the #NBO22.😯
— National Bank Open (@NBOtoronto) August 11, 2022
She takes out World No. 1 Iga Swiatek 6-4, 3-6, 7-5 in exactly three hours. pic.twitter.com/qKEyCfMSOy
+ Isaquias Queiroz fatura ouro no C1 1000m do Pan-Americano de canoagem
Challenger de Lima
No masculino, Orlando Luz e o argentino Camilo Carabelli derrotaram os peruanos Alexander Merino e Jorge Panta com um duplo 6/3 pelas quartas de final do Challenger de Lima, no Peru. Na briga por uma vaga na grande decisão eles terão pela frente a dupla cabeça de chave número dois, formada pelo anfitrião Sergio Galdos e o argentino Renzo Olivo. Do outro lado estão os primeiros cabeças de chave, o equatoriano Roberto Quiroz e o colombiano Nicolas Mejia, que pegam ou os peruanos Gonzalo Bueno e Ignacio Buse ou o uruguaio Ignacio Carou e o argentino Facundo Mena.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK