8 5
Siga o OTD

Tênis

Rafael Matos campeão na Suécia e Felipe Meligeni na Romênia

Matos e David Vega Hernandez conquistaram o quarto título deles no ano nas duplas e Meligeni vence um Challanger após um ano e meio. Dia teria ainda Marcelo Melo decidindo duplas nos Estados Unidos

Rafael Matos David Vega Hernandez tênis tênis duplas ATP 205 de Bastad ATP de Bastad campeão
Rafael e David Vega Hernandez mais uma vez com a taça na mão (Nordea Open)

Os brasileiros Rafael Matos, nas duplas, e Felipe Meligeni, na simples, levaram neste domingo (17) as taças de campeão do ATP 250 de Bastad, na Suécia, e do Challenger de Iasi, na Romênia, respectivamente. Matos, jogando ao lado do espanhol David Vega Hernandez bateram na final os italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini por 6/4, 3/6 e 13-11 e conquistaram o quarto título deles neste ano. Já Felipe Meligeni derrotou o espanhol Pablo Andújar por 6/3, 4/6 e 6/2 e voltou a levantar uma troféu de simples em challengers desde São Paulo em novembro de 2020. Ainda neste domingo, Marcelo Melo e o sul-afriano Raven Klaasen perderam a final do ATP 250 de Newport, nos Estados Unidos.

Rafael Matos e David Vega Hernandez venceram o primeiro set contra Simone Bolelli e Fabio Fognini aproveitando o único momento de quebra que apareceu para ambas as duplas na parcial. Eles derrubaram o serviço dos italianos no terceiro game aproveitando o segundo break point que tiveram. O segundo set foi parecido, com apenas três chances de quebra. Bolelli e Fognini salvaram uma no terceiro game, Matos e Vega Hernandez outra no quarto, mas no oitavo os italianos conseguiram a deles e venceram com o saque no nono game. Como não poderia deixar de ser, o match tie-break foi ponto a ponto e ninguém abriu dois até justamente o 13 a 11 que definiu o grito de campeão para o brasileiro e o espanhol.

‘Muito grande’

“Estou muito feliz mesmo, ATP 250 é muito grande. É o nosso quinto torneio dessa série juntos, nossa quarta final e terceiro título juntos. Essa parceria nos últimos quatro meses vem dando certo. Nossa e conexão dentro e fora da quadra é muito boa, procuramos dar o nosso melhor não só taticamente na quadra, mas temos boas conversas para melhorar na parte mental e foi fundamental em jogos duros como hoje”, apontou o Rafael Matos. “No primeiro set, começamos melhores, tivemos uma quebra no início. No segundo tivemos um No-Ad no 1 a 1, David jogou muito bem, mas deu um azar com o Bolelli dando uma bola que triscou na fita. Não jogamos tão bem o outro game e tomamos um break. Super tie-break muito emocionante, match-points pros dois lados, decidido nos detalhes”, seguiu o campeão.

Felipe Meligeni tênis Rio Open Rafael Matos campeão Challenger de Iasi ATP 250 de Bastad ATP de Bastad
Felipe Meligeni (divulgação/Fotojump/arquivo)

+ Piu, Eduardo de Deus e Rafael Pereira nas semis do Mundial de Atletismo

Outro roteiro

A final de Felipe Meligeni contra Pablo Andújar no Challenger de Iasi foi diferente. Logo no primeiro set, duas quebras em três games, uma para cada lado. No oitavo, o brasileiro voltou a pontuar na devolução e, a seguir, confirmou o saque para fazer 1 a 0. A segunda parcial foi nos mesmos moldes com uma quebra para cada lado no início, mas no primeiro e segundo games. Cada um obteve mais duas até o sétimo e Andújar conseguiu outra no décimo game para empatar a final. O terceiro set foi todo do brasileiro, que derrubou o serviço do rival duas vezes, abriu 5 a 1 e não deu mais margens para reação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Melo vice-campeão e feminino

A terceira final do dia envolvendo brasileiros foi com Marcelo Melo e Raven Klaasen no ATP 250 de Newport. Eles, porém, foram superados por Steve Johnson e William Blumberg por 6/4 e 7/5, ficando com o vice-campeonato. No feminino, Laura Pigossi estreou com vitória no WTA 250 de Hamburgo, na Alemanha. Ela derrotou a húngara Reka Jani por 1/6, 6/3 e 6/4 e agora pega na segunda rodada a tcheca Katerina Siniakova, cabeça de chave número dois. Por fim, Carolina Meligeni perdeu para a russa Elina Avanesyan, por 6/3 e 7/5, uma vaga na chave principal do WTA 250 de Palermo, na Itália.

Mais em Tênis