O brasileiro Thiago Monteiro conquistou o título do Challenger de Salzburg, na Áustria, na manhã deste domingo (10). Tenista número 1 do país, ele venceu cinco jogos e derrotou o eslovaco Norbert Gombos na decisão, por 2 sets a 0 (6/3 e 7/6). Este o maior troféu de sua carreira, voltando a faturar um título após dez meses.
+ Brasil vence Japão por 3 a 0 no encerramento da primeira fase da VNL
Cabeça de chave número 6 do torneio, Thiago Monteiro (89º) vinha embalado para a final após a sequência positiva de triunfos no torneio. Um dos adversários que bateu no torneio foi o sérvio Dusan Lajovic, 64º colocado do ranking mundial e segundo cabeça de chave em Salzburg, nas quartas de final. Na semi, teve uma batalha de três horas contra o argentino Facundo Bagnis.
Já na decisão, o duelo durou 1h51min. Logo de cara contra Gombos (124º), Thiago Monteiro conseguiu forçar uma quebra sobre o adversário e saltou a frente para fechar o primeiro set em 6/3. Já a segunda parcial teve que ser decidida no tie-break, após games longos. Por lá, o brasileiro foi melhor e saiu vitorioso em 7/2, conquistando o título.
Maior título da carreira
Este é o sétimo título de Challenger de Thiago Monteiro, o maior de sua carreira. Sua última conquista havia sido em Braga, Portugal, em setembro do ano passado. Depois disso, ainda em 2021, ele chegou a ir à final em Buenos Aires e em Campinas, mas foi derrotado em ambos pelo argentino Sebástian Baez.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com a conquista, Thiago Monteiro dá um salto de 16 posições no ranking mundial . Ele deve ir para a 73ª colocação na próxima atualização da classificação. Se isso se confirmar, este será o melhor ranking de sua carreira. Cearense de 28 anos, Thiago tem a 74ª colocação como seu melhor até aqui.
Carol Meligeni fura quali em Budapeste
O dia também foi de vitória brasileira no WTA de Budapeste. Jogando a última rodada do quali, Carol Meligeni (199ª) derrotou a romena Gabriela Lee (149ª) por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3) e avançou à chave principal. Por outro lado, a medalhista olímpica Laura Pigossi (124ª) perdeu para a tcheca Jesika Maleckova (217ª) por 2 a 1 (6/1, 6/7 e 6/4) e deu adeus ao torneio.