O brasileiro Marcelo Melo e seu parceiro Raven Klaasen fizeram sua estreia no torneio de duplas de Wimbledon nesta quinta-feira (30). Em um jogaço de quase quatro horas, a parceria derrotou o neozelandês Michael Venus e o alemão Tim Puetz, cabeças de chave número 5, por 3 sets a 2 (4/6, 7/6 [2], 7/5, 1/6 e 7/6 [6]).
+ Ana Marcela Cunha é pentacampeã mundial dos 25km em águas abertas
O jogo durou 3h42min e teve apenas quatro quebras – duas nos dois primeiros sets e duas no quarto. Foram precisos dois tie-breaks para decidir o vencedor, incluindo um na quinta parcial, onde Melo e Klaasen foram dominantes e levaram a melhor em 10/6.
Com a vitória, o Brasil mantém o 100% de aproveitamento nas duplas no torneio de Wimbledon. Além de Melo, Bruno Soares, Rafael Matos e Bia Haddad Maia venceram em sua estreia no Grand Slam, jogando com seus respectivos parceiros. Por outro lado, o Brasil não tem mais representantes de simples em Wimbledon.
Classificado para a segunda rodada, Melo e Klaasen enfrentarão agora os chilenos Alejandro Tabilo/Julio Peralta ou os britânicos Jonny O’Mara/Ken Skupski, que jogam ainda nesta quinta-feira. O duelo válido pela segunda rodada deve acontecer no sábado (02).
Como foi o jogo
Puetz/Venus venceram o primeiro set por 6/4 após conseguirem uma quebra no quinto game. Já na segunda parcial, as duas duplas confirmaram seus serviços com relativa tranquilidade, sem precisar defender break points, o que levou o duelo para o tie-break. Por lá, Melo e Klaasen levaram a melhor, vencendo por 7/2. A terceira parcial teve uma tônica praticamente igual à anterior, mas o brasileiro e seu parceiro conseguiram quebrar os adversários no 11º game e fecharam o set na sequência, em 7/5.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Pressionados, Puetz/Venus cresceram na partida e dominaram o quarto set, emplacando um rápido 6/1 sobre Melo/Klaasen. Com 2 a 2 no placar, o duelo foi encaminhado para o último e decisivo set. Por lá, Melo e Klaasen chegaram a ter dois break points no primeiro game de serviço dos adversários, mas desperdiçaram. As parcerias confirmaram seus saques e o set foi para o tie-break. O brasileiro e o sul-africano tiveram consistência desde o início e abriram frente até fechar em 10/6.
Carol Meligeni em Montpellier
Marcelo Melo não foi o único brasileiro a vencer no dia. No ITF W60 de Montpellier, na França, Carol Meligeni (199ª) derrotou a letã Daniela Vismane (271ª), por 2 sets a 1 (4/6, 6/2 e 7/5), em 2h22min de jogo. Nas quartas de final, a brasileira vai enfrentar a vencedora do duelo entre a francesa Margaux Rouvroy (490ª) e a norte-americana Francesa Di Lorenzo (245ª).
Já Fernando Romboli, ao lado do francês Albano Olivetti, acabou eliminado nas quartas de final do Challenger de Luedenscheid, na Alemanha. Cabeças de chave número 1, eles perderam para a dupla local de Fabian Fallert/Hendrik Jebens, por 2 sets a 1 (6/2, 3/6 e 10/4).