O primeiro dia de Wimbledon não foi nada bom para os tenistas brasileiros. Pela primeira vez sendo cabeça de chave de um Grand Slam, Bia Haddad Maia foi eliminada logo em sua estreia, pela eslovena Kaja Juvan, perdendo por 2 sets a 1 (6/4, 4/6 e 6/2). Já Thiago Monteiro caiu diante de Jaume Munar por 3 a 0 (6/2, 6/4 e 7/5).
+ Ana Marcela Cunha conquista o bicampeonato mundial nos 5km da maratona aquática
Um dos principais nomes da temporada de grama, Bia Haddad chegou em Wimbledon com o status de que poderia ir longe, mas isto não aconteceu. Atual 28ª colocada do ranking mundial, ela era a 23ª tenista mais bem colocada do torneio, sendo cabeça de chave de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Juvan, por sua vez, é a 62ª do ranking.
Apesar de todo o favoritismo, Bia enfrentou uma adversária que errou poucas vezes no dia. Após nove games de muito equilíbrio no primeiro set, Juvan quebrou o saque da brasileira e fechou a parcial em 6/4. Bia voltou forte para o segundo set e impôs uma quebra logo no começo, conseguindo se manter a frente para devolver o placar em 6/4.
A partida precisou ir para o terceiro e decisivo set. Por lá, a eslovena conseguiu uma quebra logo no primeiro game de serviço da brasileira e assim saltou a frente do placar. Sólida, Juvan se defendeu muito bem em seus games e emplacou uma nova quebra no oitavo game da parcial, fechando o placar em 6/2 e a partida em 2 a 1.
Monteiro perde para espanhol
Já Thiago Monteiro (89º) perdeu para Jaume Munar (71º) por 3 sets a 0 em pouco mais de duas horas de partida. A primeira parcial foi toda do espanhol, que venceu por 6/2 após duas quebras. Após paralisação do duelo por conta da chuva, Jaume emplacou uma nova quebra no início da segunda parcial e permaneceu em vantagem até fechar em 6/4.
No terceiro set, Thiago voltou a ficar atrás do placar por ser quebrado logo no início. O brasileiro se manteve firme ao longo dos demais games e se defendeu bem, conseguindo devolver a quebra em 4 a 4. O espanhol, no entanto, quebrou de novo no 11º game e fechou a partida sacando para 7 a 5.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com a eliminação dos dois tenistas número 1 do Brasil, apenas Laura Pigossi segue viva em Wimbledon. A medalhista olímpica é a 124ª colocada do ranking da WTA e enfrentará a eslovaca Kristina Kucova (91ª) em sua estreia, nesta terça-feira (28). Além disso, o país ainda conta com Marcelo Melo, Rafael Matos, Bruno Soares e a própria Bia Haddad na chave de duplas.