A brasileira Bia Haddad Maia saltou três posições e apareceu nesta segunda-feira (20) na 29ª colocação do ranking mundial de tênis da WTA. Ela vem de uma sequência de dez vitórias e dois títulos em torneios de grama 250 na Inglaterra, o primeiro em Nottingham e, no domingo (19), em Birmingham. Neste segundo, Bia precisou superar duas ex-campeãs de Wimbledon, Grand Slam inglês que fecha a temporada de grama a partir do dia 27.
Bia Haddad começou o mês de junho no 48º lugar do ranking mundial de tênis e subiu 16 posições após conquistar o WTA 250 de Nottingham. Ela ganhou cinco jogos para chegar ao título, sendo a principal vitória contra a grega Maria Sakkari, quinta do mundo e cabeça de chave número 1 na competição. Logo a seguir, disputou o WTA 250 de Birmingham já como a 32ª do mundo e venceu mais cinco partidas até levantar a taça. Na campanha, venceu com autoridade a checa Petra Kvitová, bicampeã de Wimbledon em 2011 e 2014, e, na semifinal, ninguém menos que a romena Simona Halep, ex-número 1 vencedora do Grand Slam inglês em 2019.
Obstáculos externos
Além das duas ex-campeãs, a trajetória em Birmingham teve obstáculos fora de quadra. Primeiro foi a interrupção do jogo pelas oitavas de final contra a polonesa Magdalena Frech. Bia perdia no terceiro set com uma quebra abaixo e, no dia seguinte, teve de impôr uma virada de tirar o fôlego para avançar. No mesmo dia, voltou à quadra para enfrentar e vencer a italiana Camila Giogi. A próxima rival seria Halep, mas mais uma vez um fator externo, desta vez a chuva, forçou o adiamento do duelo de sábado (18) para domingo (19). A final foi curta, já que a adversária, a chinesa Shuai Zhang, precisou abandonar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK