A brasileira Bia Haddad Maia segue avançando sem parar na grama inglesa. Ela ganhou duas vezes no mesmo dia nesta sexta-feira (17), uma delas com uma virada de tirar o fôlego, e chegou na semifinal do WTA 250 de Birmingham. Assim, completa oito vitórias consecutivas e avança para as semifinais de mais um torneio, agora para enfrentar Simona Halep. A romena é ex-número um do mundo e foi campeã de Roland Garros em 2018 e de Wimbledon em 2019. Bia vem de título, do WTA de Nottingham no último domingo (12), que, assim como Birmingham, é preparatório para a edição deste ano do Grand Slam inglês, marcado para começar no dia 27. Já na Itália, Fernando Romboli está na final de duplas no Challenger de Parma.
Bia Haddad começou o dia no WTA 250 de Birmingham já em clima de decisão. Entrou em quadra para fechar o jogo das oitavas contra a polonesa Magdalena Frech, suspenso no final do dia anterior. Bia estava em apuros, perdia o terceiro e decisivo set por 4 a 2 com uma quebra abaixo. Na volta, já nesta sexta-feira, a brasileira começou sacando, fechou o sétimo game sem tomar pontos e foi para cima logo a seguir, na devolução, conseguindo empatar tudo no 4 a 4. Bia Haddad ainda perdeu o serviço no 11º game e foi obrigada a devolver a quebra imediatamente, no 12º, para sobreviver. Conseguiu, novamente sem perder pontos, e levou o duelo para o tie-break. Lá, novamente foi pra cima, abriu 5 a 1 e sacramentou a classificação para as quartas.
The Maud Watson trophy in all its glory 🌈#RothesayClassic pic.twitter.com/xQHG5XOUIr
— LTA (@the_LTA) June 17, 2022
Quartas de final
Poucas horas mais tarde, a paulistana, atual número 32 do mundo, voltou à quadra para enfrentar a italiana número 26 Camila Giorgi, terceira cabeça de chave do campeonato. Vale lembrar que no torneio anterior, em Nottingham, Bia venceu também a chave de duplas, ampliando a maratona de jogos seguidos. E o começo do duelo contra Giori foi ruim para a brasileira, que perdeu logo o primeiro serviço e saiu tomando 3 a 0. A seguir, porém, o jogo encaixou e ela venceu seis games seguidos, três na devolução, até fechar o primeiro set por 6 a 3.
O domínio permaneceu na segunda parcial e Bia conseguiu uma quebra no quarto game para abrir 4 a 1 no quinto. Quase ampliou para 5 a 1, não deu, mas fez 5 a 2 com autoridade e ainda uma quebra de vantagem. No oitavo game, Camila Giorgi sacou para se manter viva na partida, mas errou três vezes e deu o triplo match point para a brasileira. Bia deixou na rede o primeiro, mas aproveitou o segundo e fechou no 6/2. O confronto agora é contra Halep e vale lembrar que Bia aplicou uma vitória arrasadora na terça-feira (14) contra a tcheca Petra Kvitová, bicampeã de Wimbledon.
Romboli na final em Parma
Não foi apenas Bia Haddad que venceu nesta sexta-feira. Fernando Romboli e o italiano Luciano Darderi conquistaram vaga na final de duplas do Challenger de Parma, na Itália. Eles derrotaram por 7/5, 4/6 e 10/8 o checo Roman Jebavy e Hunter Reese, dos Estados Unidos, cabeças de chave número um, em uma das semifinais. Do outro lado, o ucraniano Denys Molchanov e o eslovaco Igor Zelenay eliminaram os cabeças de chave número dois, Nicolas Barrientos da Colômbia e o mexicano Miguel Angel Reyes-Varela, e serão os adversários de Romboli e Darderi na disputa pelo título. Por fim, em Corrientes, na Argentina, João Lucas Reis perdeu por 6/2 e 6/1 para o argentino Francisco Comesana.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK