O início da temporada de grama está sendo animador para os tenistas brasileiros! /Nesta sexta-feira (10), Bia Haddad Maia e Marcelo Melo venceram os cabeças de chave número 1 de seus respectivos torneios e avançaram às semifinais. Bia passou pela grega Maria Sakkari no WTA 250 de Nottingham, enquanto Marcelo Melo e o parceiro sul-africano Raven Klaasen derrotaram os franceses Mahut/Pierre-Hugues Herbert no ATP 250 de S-Hertogenbosch.
Bia Haddad avança à semi no Reino Unido
Num jogaço, Bia Haddad bateu a grega Maria Sakkari, quinta colocada do ranking mundial e cabeça de chave número 1 em Nottingham, por 2 sets a 1 (6/4, 4/6 e 6/3). Por ser um confronto entre duas cabeças de chave, o duelo foi muito equilibrado. Nenhuma das duas tenistas se sobresaiu sobre a outra e a partida foi disputada ponto a ponto.
+ Sátila, Pepê e Desnos vão às semis da Copa do Mundo de canoagem slalom
Número 48 do ranking mundial, Bia Haddad levou a melhor no primeiro set, quando conseguiu uma quebra sobre a grega em 4 a 2. A brasileira teve o saque em 5 a 3, para fechar a parcial, mas foi quebrada. Ela, no entanto, conseguiu voltar a frente logo na sequência, no serviço da adversária, e ganhou o set por 6 a 4.
O segundo set teve uma tônica muito semelhante ao primeiro, mas de maneira inversa. Apesar de ter ficado muito irritada com os games finais da parcial anterior – chegou a quebrar uma raquete de raiva -, Sakkari deu muito trabalho para Bia quando a brasileira sacou. Haddad chegou a salvar três breaks, mas foi quebrada no sétimo game, em 4 a 3. A grega confirmou os serviços finais e devolveu o 6 a 4 do set anterior.
Já na parcial decisiva, foi Bia Haddad quem deu muito trabalho para a grega em seus serviços. A brasileira teve quatro oportunidades de quebrar o serviço de Sakkari logo em seu primeiro game de saque, mas todas foram desperdiçadas. No oitavo game, Bia salvou seis game points e passou a frente após oito igualdades para conseguir a quebra, em 5 a 3. Ela sacou para o jogo e conseguiu a vitória, em 6 a 3.
A gutsy win 💪
— wta (@WTA) June 10, 2022
🇧🇷 Beatriz Haddad Maia is through to her first WTA semifinal on grass by recording her third career victory over top seed Sakkari!#RothesayOpen pic.twitter.com/A1FMioaIoC
Bia Haddad se garantiu na semifinal do WTA 250 de Nottingham, onde enfrentará a tcheca Tereza Martincová (60ª). Atualmente número 48 do mundo, Bia deve dar um salto na próxima atualização com a campanha em Nottingham, aparecendo na 42ª colocação. Caso chegue na final, ela entrará no top-40. Em caso de título, já ficará próxima do top-30.
Bia Haddad e Zhang na semi de duplas
Poucas horas depois de jogar em simples, Bia Haddad se juntou à chinesa Shuai Zhang para disputar o torneio de duplas. Elas derrotaram Latisha Chan, de Taiwan, e Samantha Stosur, da Austrália, por 2 sets a 1 (6/1, 6/7 [6] e 10/8). Bia e Zhang, que formam a dupla número 1 do torneio, vão enfrentar Chan Hao-ching, de Taiwan, e a japonesa Shuko Aoyama na semifinal da competição.
Marcelo Melo e Klaasen na semi na Holanda
Se Bia Haddad fez um jogão contra Sakkari, Marcelo Melo não ficou para trás. Jogando com o parceiro sul-africano Raven Klaasen, ele venceu os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut por 2 sets a 0 (7/6 [6] e 6/4) e chegou na semi do ATP 250 de S-Hertogenbosch, na Holanda.
Apesar de duelarem contra os cabeças de chave número 1 do torneio, Melo e Klaasen não se intimidaram. Logo no primeiro serviço de saque dos adversários, conseguiram uma quebra e já saltaram a frente do placar. Mahut/Hebert, porém, devolveram no quinto game. O placar permaneceu igualado e a parcial foi decidida no tie-break, onde o brasileiro e o sul-africano levaram a melhor, ganhando por 8 a 6.
O segundo set seguiu bem equilibrado, com confirmações de serviço rápidas. Melo e Klassen conseguiram uma brecha no quinto set, passando a frente em 3 a 2. Daí, eles confirmaram seus saques seguintes e fecharam o duelo em 6 a 4.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na próxima fase, Marcelo Melo e o companheiro enfrentarão os autralianos Matthew Ebden/Max Purcell. Esta é a terceira semifinal de Marcelo Melo nesta temporada. Junto ao croata Ivan Dodig, ele chegou até a semi no ATP de Adelaide, em janeiro. Já com o argentino Máximo Gonzalez, o brasileiro foi o vice-campeão do ATP de Lyon.