Os dois melhores brasileiros da atualidade no tênis, Bia Haddad Maia no feminino e Thiago Monteiro no masculino, passaram pelas respectivas estreias no WTA 250 de Nottingham, na Inglaterra, e no Challenger de Perugia, na Itália. Bia derrotou a chinesa Qiang Wang, de virada, por 2 a 1 com parciais de 5/7, 6/4 e 6/3. Já Thiago passou fácil pelo italiano Giorgio Tobacco por 6/1 e 6/2. Além deles, Gabriel Decamps avançou no Challenger de Lyon derrotando Thiago Wild e Gilbert Klier perdeu para Ulises Blanch, dos Estados Unidos, no de Orlando.
Thiago Monteiro, número 99 do mundo, passou sem problemas por Tobacco, vindo do qualificatório em Perugia. O brasileiro venceu o primeiro set com duas quebras, no quarto e no oitavo games, essa última fechando a parcial. Na segunda, ele quebrou mais duas vezes, no segundo e no sexto games, fechando no sétimo. Monteiro agora pega agora o italiano número 206 do ranking Salvatore Caruso nas oitavas de final. Nas duplas, Thiago jogou ao lado do espanhol Roberto Baena e eles perderam para o brasileiro Fernando Romboli e o italiano Luciano Darderi por 6/1 e 7/6 (8).
“Foi um bom início. É sempre bom retornar às vitórias, ainda mais de uma forma contundente como hoje. As condições aqui são rápidas. É um pouco mais difícil de controlar a bola, mas estou tentando aproveitar as chances que aparecerem,” disse o número um do país. “Tirei uns dias de descanso no Brasil depois de Roland Garros. Estou me sentindo bem e cheguei cedo aqui para me preparar. Estou no Challenger de Perugia, depois tem Parma, o quali de Mallorca para fazer uma preparação na grama, Wimbledon e depois devo jogar os torneios da ATP no saibro, mas vamos ver como fica o calendário.”
Virada de Bia
Já Bia Haddad, a 48ª do ranking mundial, saiu quebrando Wang em Nottingham logo de cara, mas tomou duas, uma no sexto e a outra no 12º, essa fechando a parcial. O segundo set a brasileira aplicou a primeira quebra, no terceiro game, tomou o empate no quarto e voltou a colocar uma de frente no sétimo. Na última parcial, a brasileira derrubou o serviço rival na reta final, primeiro no sétimo e depois no nono e último game. No feminino, o dia teve ainda Gabriela Cé perdendo por 4/6, 6/2 e 7/6(6) para a italiana Dileta Cherubini no ITF de Caserta, na Itália.
Decamps bate Wild
Gabriel Decamps derrotou Thiago Wild por 2 a 0, 6/2 e 6/3, em pouco mais de uma hora de jogo no Challenger de Lyon. Quebrou o compatriota duas vezes no primeiro set, a segunda delas fechando a parcial no oitavo game, e no segundo set bastou uma no sexto game. Na próxima rodada, as oitavas de final, ele vai pegar ou o lucky loser francês Maxime Jenvier e o qualifyer russo Alexey Vatutin. Gabriel Decamps também veio do qualifying.
Em Bratislava, na Eslováquia, Matheus Pucinelli fez uma batalha de tênis contra o lucky loser alemão Louis Wessels e perdeu por 2 a 1 de virada. O brasileiro venceu o primeiro ser por 7/6, com 7 a 0 no tie break, tomou o empate no segundo por 7/5 e perdeu o terceiro em novo tie break, por 7 a 5. Ainda por lá, Vit Kopriva, da República Checa, derrotou Daniel Dutra Silva em dois tie-breaks.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK