Bia Haddad Maia deu adeus ao torneio de simples de Roland Garros nesta quarta-feira (25). A brasileira perdeu para a estoniana Kaia Kanepi por duplo 6/4 e parou na segunda rodada da competição, seu melhor resultado no Grand Slam francês na carreira. Pela chave de duplas, Bruno Soares e o britânico Jamie Murray venceram na estreia.
+ Definidas as oito duplas brasileiras para o Mundial de vôlei de praia
Bia Haddad começou melhor no jogo, mas aos poucos foi perdendo seu poderio. Ela confirmou seu primeiro serviço e teve dois break points para já saltar a frente do placar no primeiro set, mas desperdiçou ambas as oportunidades. Kanepi não só se salvou como ainda conseguiu a quebra sobre a brasileira no game seguinte, em 2 a 1. Bia teve outras duas chances de devolver a quebra ao longo do set, mas não obteve sucesso. Ela seguiu atrás do placar até o final e foi vencida em 6/4.
Na segunda parcial, o duelo seguiu muito disputado, com as duas atletas confirmando seus serviços iniciais. Não houve chances de quebra para nenhum dos lados até o sétimo game, quando Kanepi conseguiu passar a frente da brasileira, em 4 a 3. A partir daí, a estoniana foi eficaz e confirmou seus saques, não dando chances para a brasileira voltar para o jogo. O placar do set voltou a ser de 6/4. O duelo durou 1h27.
Na próxima rodada, Kanepi (46ª) enfrentará a norte-americana Cori Gauff (23ª). Apesar da derrota precoce, esta foi a melhor participação de Bia Haddad em Roland Garros. Ela havia disputado o torneio em 2017, quando furou o quali e acabou eliminada na primeira rodada da chave principal. Atual número 48 do ranking mundial, ela está ganhando cinco posições na parcial em tempo real da próxima atualização.
Duplas
Com a eliminação de Bia Haddad, o Brasil não tem mais representantes nas chaves de simples em Roland Garros, apenas nas duplas. E um dos brasileiros venceu nesta quinta. Bruno Soares e o parceiro Jamie Murray estrearam com vitória tranquila contra Jonathan Erlich, de Israel, e Lloyd Harris, da África do Sul. O mineiro e o britânico, cabeças de chave número 10 do torneio, venceram por rápidos 2 sets a 0, em parciais de 6/1 e 6/2.
Na segunda rodada, Bruno Soares e Murray enfrentarão os norte-americanos Mackenzie McDonald e Tommy Paul. Vale destacar que três dos quatro brasileiros conseguiram passar pela primeira fase do torneio de duplas masculinas de Roland Garros. Além de Bruno Soares, Marcelo Melo e Rafael Matos – com parceiros diferentes – seguem vivos na competição. Felipe Meligeni foi eliminado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Além da chave masculina, o Brasil ainda está vivo com Bia Haddad Maia no torneio feminino de duplas, em que faz parceria com a cazaque Anna Dalinina. Nas mistas, Bia e Bruno Soares formam a parceria 100% brasileira. Já Rafael Matos faz dupla com a ucraniana Nadiia Kichenok.
Challengers
Em outros torneios pelo mundo, Gabriel Roveri Sidney e seu parceiro chileno Miguel Pereira venceram os alemães Born/Milardovic na estreia do Challenger de Troisdorf, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4), e avançaram às quartas do torneio. Já Daniel Dutra Silva e o argentino Genaro Olivieri perderam para Bondarevskiy/Prihodko no match tie-break, em 7/6, 6/3 e 10/8, na primeira rodada do Challenger de Vicenza.