Depois de seu irmão, foi a vez de Carol Meligeni avançar à segunda fase de Roland Garros. Nesta terça-feira (17), a tenista foi a única entre os quatro brasileiros que entraram em ação no dia a vencer seu jogo. Ela bateu Victoria Kasintseva (168ª), de Andorra, por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5), e avançou à segunda rodada da fase preliminar do Grand Slam francês.
+ Brasil já tem sua melhor campanha no Mundial de boxe feminino
Atual número 203 do mundo, Carol Meligeni enfrentou uma adversária de ranking mais elevado (168ª) que o seu, mas não se intimidou e venceu com autoridade. Na próxima fase, a brasileira enfrentará a norte-americana Christina McHale (256ª). Caso vença, ela estará a uma nova vitória de se garantir na chave principal de Roland Garros.
Entre os outros três brasileiros que entraram em ação no dia, pela primeira fase do qualifying de Roland Garros, todos perderam por 2 sets a 1. Laura Pigossi (123ª), que era a 16ª melhor ranqueada do quali, foi derrotada pela jovem alemã Nastaja Schunk (167ª) com parciais de 7/5, 3/6 e 6/3. A brasileira começou perdendo e conseguiu o empate, mas no último set foi superada pela adversária.
Monteiro e Wild caem de forma precoce
Thiago Monteiro (100º) sofreu uma virada incrível contra o norte-americano Tennys Sandgren (186º). Cabeça de chave número 1 do quali, o brasileiro encontrou muita dificuldade no primeiro set, mas ainda assim o venceu por 6/3. Na segunda parcial, deslanchou e abriu 5/1 de frente, tendo duas oportunidades de sacar para o jogo.
De todas essas chances, Thiago teve apenas um match point e desperdiçou. Foi quebrado duas vezes e sofreu a virada. O tie-break foi forçado e lá Sandgren levou a melhor. No terceiro set, os dois atletas confirmaram seus serviços e um novo tie-break teve que ser disputado. Nele, o brasileiro chegou a ter 6/3, com três match points, mas novamente não foi efetivo e sofreu a virada, perdendo por 10/8.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Já Thiago Wild (247º) encarou o norte-americano Bjorn Fratangelo (185º). O brasileiro perdeu o primeiro set por 6/4, conseguiu a recuperação na sequência e devolveu o placar na parcial anterior, forçando o terceiro set. Por lá, Fratangelo foi superior e levou a melhor em 6/2.
Desta forma, apenas os irmãos Felipe e Carol Meligeni seguem vivos no qualifying de Roland Garros. Bia Haddad Maia já está garantida na chave principal.
Duplistas vão bem
Se o dia não foi totalmente agradável para os brasileiros no quali de Roland Garros, foi satisfatório em torneios de duplas. Ingrid Gamarra Martins e sua companheira britânica Emily Webley-Smith venceram as espanhoas Cavalle-Reimers/Burillo Escorihuela por 2 sets a 0 (7/5, 7/6 [11]) na estreia do WTA 250 de Rabat, no Marrocos.
Vivendo grande fase, Rafael Matos e o espanhol David Vega Hernández venceram seu quinto jogo seguido no saibro francês. Após o título do Challenger de Bordeaux, eles ganharam dos franceses Mahut/Rinderknech, por 2 sets a 0 (6/4, 6/2), na abertura do ATP 250 de Lyon.