Imparável! Bia Haddad Maia venceu mais uma partida e se garantiu na semifinal do WTA 125 de Paris. Nesta sexta-feira (13), a tenista brasileira teve trabalho, mas superou a francesa Elsa Jacquemot por 2 sets 1, de virada (4/6, 6/1 e 6/4). Rafael Matos, Pedro Boscardin e Gabriel Decamps também entraram em ação no dia e avançaram às finais de seus respectivos torneios.
+ Almir Júnior é segundo colocado em prova de salto triplo em Porto Rico
Apesar de Elsa Jacquemot ser apenas a 229ª colocada do ranking da WTA, ela deu muito trabalho para a brasileira, que atualmente é a número 52 do mundo. Foi um jogão. A francesa venceu o primeiro set após conseguir duas quebras logo de cara sobre Bia Haddad, que até se recuperou, mas perdeu por 6/4. No segundo set, Bia dominou as ações da parcial e venceu em rápidos 6/1.
Já no decisivo set, o duelo ficou muito mais disputado. A brasileira saltou a frente do placar logo no primeiro game, com uma quebra sobre a francesa. Sua vantagem, no entanto, durou pouco, já que Elsa conseguiu o empate no quarto game, em 2 a 2. A brasileira voltou a liderança logo em seguida, com 4 a 3. Com confirmações longas nos games finais, o placar foi fechado em 6/4 em favor de Haddad.
Garantida na semifinal, Bia Haddad agora passa a somar pontos para o ranking mundial. Com a campanha em Paris, ela garante mais 21 pontos e, na próxima atualização, deve subir três posições, atingindo provisoriamente a 50ª colocação do mundo, o que seria o melhor de sua carreira. Na próxima fase do WTA de Paris, a brasileira enfrentará a romena Ana Bogdan (95ª).
Bia Haddad na final de duplas
Não bastasse a vitória em simples, Bia Haddad conseguiu um triunfo sensacional na chave de duplas. Jogando ao lado da francesa Kristina Mladenovic, a parceria venceu as russas Gasanova/Rakhimova por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5) e avançou à grande decisão do torneio. Bia e Mladenovic perdiam o segundo set por 4 a 0 e conseguiram a virada, vencendo sete dos oito games seguintes disputados.
Finais em Challengers
Pedro Boscardin Dias (452º), de apenas 19 anos, se garantiu na decisão do Challenger de Coquimbo, na Colômbia, ao vencer o argentino Juan Bautista Torres (341º) por 2 sets a 0 (7/6 e 6/3). Na decisão, enfrentará outro argentino: Facundo Diaz Acosta (316º). Esta é a primeira final de Challenger da carreira do brasileiro.
Gabriel Decamps e o parceiro suíço Antoine Bellier venceram mais uma partida, agora contra o cazaque Denis Yevseyev e o russo Alexander Shevchenko, por 2 sets a 1 (7/5, 6/7 e 10/6) e avançaram à final do Challenger de Shymkent, no Cazaquistão. A parceria enfrentará na decisão Sebastian Fanselow, da Alemanha, e o japonês Kaichi Uchida.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Outro que avançou à final de um Challenger foi Rafael Matos, em Bordeaux, na França. Junto ao espanhol David Vega Hernández, o brasileiro derrotou o sueco Andre Goransson e o norte-americano Nathaniel Lammons por 2 sets a 0 (6/4 e 7/6). Na grande decisão, os cabeças de chave número 1 enfrentarão ou Hans Verdugo, do México, e Philipp Oswald, da Áustria, ou Hugo Nys, de Mônaco, e Jan Zielisnki, da Polônia.
Meligeni na semi
Carol Meligeni (236ª) avançou à semifinal do ITF W60 de Saint-Gaudens, na França, depois que a japonesa Yuki Naito (222ª), sua adversária das quartas, desistiu. A brasileira havia vencido o primeiro set por 6/4 e vencia o segundo por 3/1 quando Naito abandonou a partida. Assim, Meligeni passou de fase, onde enfrentará a suíça Simona Waltert (219ª), cabeça de chave número 8.