A brasileira Bia Haddad Maia levantou neste domingo (8) o primeiro troféu de campeã em um torneio WTA de tênis. Foi o 125 de Saint Malo após derrotar na final a russa Anna Blinkova por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(3) e 6/3. A paulistana de 25 anos, prestes a fazer 26, já havia chegado a uma final de WTA, em 2017, na Coreia do Sul, mas o título vem agora na França. Além da taça ser inédita, ela deve aparecer no 51º lugar do ranking mundial, melhor posição em toda a carreira.
“Muito feliz por esta conquista. Isso me traz mais força e motivação para seguir em frente trabalhando duro. Hoje foi um jogo mais emocional, mas estou feliz que fui humilde para conseguir manter a cabeça competitiva. Final é sempre especial e a minha adversária também competiu muito bem. Estou consciente de que não fiz um bom jogo tenisticamente, que não tive a agressividade que preciso ter e que oscilei a concentração. De qualquer forma, segui lutando internamente e encontrei uma forma de vencer, mas preciso melhorar isso para conquistar coisas maiores”, resumiu a brasileira após a final de tênis na França.
“Eu não encontrava o meu treinador, o Rafael Paciaroni, desde Miami. Nós treinamos por dois dias em São Paulo depois da Billie Jean King Cup e então fomos para Madrid, onde fiz coisas boas, mas oscilei muito o meu nível de concentração e a minha movimentação. Depois tivemos um dia livre em Saint Malo para treinarmos com calma e corrigir as falhas. Me senti melhor, fiz boas coisas e estou orgulhosa. Desde que iniciamos a parceria, foram sete títulos, a conquista do meu maior torneio em simples, a conquista do melhor ranking da carreira. Apenas coisas para celebrar”, continuou, agradecendo o seu técnico.
Tie-Break
Na final, Bia Haddad quebrou o saque de Anna Blinkova logo no primeiro game, mas tomou o troco no sexto. Dois antes, no quarto, a russa já havia havia pressionado muito o serviço da brasileira, que precisou salvar três break points antes de fazer 3 a 1. Blinkova voltou a ameaçar na devolução no oitavo game e Bia voltou a se salvar. No 11º, foi a brasileira quem quebrou a russa e, assim, entrou no 12º sacando para fazer 1 a 0. Blinkova não deixou e levou a série para o tie-break. Nele, Bia Haddad começou atrás no 0 a 2, mas venceu seis trocas de bola seguidas na sequência e praticamente garantiu a vitória.
+ Orlando Luz e Felipe Meligeni ficam com o vice do Challenger de Salvador
Campeã!
A brasileira manteve o embalo no começo do segundo set e logo fez 3 a 0 cedendo apenas quatro pontos nos três games, sendo o segundo jogando na devolução. Tudo parecia caminhar para um atropelo, mas Anna Blinkova reagiu, descontou a quebra no quinto game e fez 3 a 3 a seguir. No sétimo, a russa voltou a pressionar na devolução e chegou a ter três breaks, todos salvos por Bia. No oitavo, porém, foi a brasileira que teve chance de quebra, duas, e conseguiu. A seguir, no nono game, sacou para ser campeã, confirmou e conquistou em Saint Malo o primeiro título de WTA da carreira e o melhor posto no ranking mundial do tênis feminino.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK