Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad conquista a primeira taça de WTA da carreira

Brasileira derrotou a russa Anna Blinkova em dois sets na final do 125 de Saint Malo, na França. Resultado também vai catapultar a tenista número um do país para o melhor ranking da carreira

Bia Haddad tênis campeã WTA Saint Malo
(Pierrick Contin)

A brasileira Bia Haddad Maia levantou neste domingo (8) o primeiro troféu de campeã em um torneio WTA de tênis. Foi o 125 de Saint Malo após derrotar na final a russa Anna Blinkova por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(3) e 6/3. A paulistana de 25 anos, prestes a fazer 26, já havia chegado a uma final de WTA, em 2017, na Coreia do Sul, mas o título vem agora na França. Além da taça ser inédita, ela deve aparecer no 51º lugar do ranking mundial, melhor posição em toda a carreira.

“Muito feliz por esta conquista. Isso me traz mais força e motivação para seguir em frente trabalhando duro. Hoje foi um jogo mais emocional, mas estou feliz que fui humilde para conseguir manter a cabeça competitiva. Final é sempre especial e a minha adversária também competiu muito bem. Estou consciente de que não fiz um bom jogo tenisticamente, que não tive a agressividade que preciso ter e que oscilei a concentração. De qualquer forma, segui lutando internamente e encontrei uma forma de vencer, mas preciso melhorar isso para conquistar coisas maiores”, resumiu a brasileira após a final de tênis na França.

Bia Haddad tênis campeã WTA Saint Malo
Bia Haddad e Anna Blinkova (Pierrick Contin)

“Eu não encontrava o meu treinador, o Rafael Paciaroni, desde Miami. Nós treinamos por dois dias em São Paulo depois da Billie Jean King Cup e então fomos para Madrid, onde fiz coisas boas, mas oscilei muito o meu nível de concentração e a minha movimentação. Depois tivemos um dia livre em Saint Malo para treinarmos com calma e corrigir as falhas. Me senti melhor, fiz boas coisas e estou orgulhosa. Desde que iniciamos a parceria, foram sete títulos, a conquista do meu maior torneio em simples, a conquista do melhor ranking da carreira. Apenas coisas para celebrar”, continuou, agradecendo o seu técnico.

Tie-Break

Na final, Bia Haddad quebrou o saque de Anna Blinkova logo no primeiro game, mas tomou o troco no sexto. Dois antes, no quarto, a russa já havia havia pressionado muito o serviço da brasileira, que precisou salvar três break points antes de fazer 3 a 1. Blinkova voltou a ameaçar na devolução no oitavo game e Bia voltou a se salvar. No 11º, foi a brasileira quem quebrou a russa e, assim, entrou no 12º sacando para fazer 1 a 0. Blinkova não deixou e levou a série para o tie-break. Nele, Bia Haddad começou atrás no 0 a 2, mas venceu seis trocas de bola seguidas na sequência e praticamente garantiu a vitória.

+ Orlando Luz e Felipe Meligeni ficam com o vice do Challenger de Salvador

Campeã!

A brasileira manteve o embalo no começo do segundo set e logo fez 3 a 0 cedendo apenas quatro pontos nos três games, sendo o segundo jogando na devolução. Tudo parecia caminhar para um atropelo, mas Anna Blinkova reagiu, descontou a quebra no quinto game e fez 3 a 3 a seguir. No sétimo, a russa voltou a pressionar na devolução e chegou a ter três breaks, todos salvos por Bia. No oitavo, porém, foi a brasileira que teve chance de quebra, duas, e conseguiu. A seguir, no nono game, sacou para ser campeã, confirmou e conquistou em Saint Malo o primeiro título de WTA da carreira e o melhor posto no ranking mundial do tênis feminino.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Tênis