A brasileira Bia Haddad segue firme em busca do primeiro título de simples na carreira dentro do circuito internacional de tênis da WTA. Ela venceu a estadunidense Claire Liu por 2 a 1 nesta sexta-feira (6), com parciais de 7/5, 3/6 e 6/2, e se classificou para a semifinal do 125 de Saint Malo, na França. A próxima rival será a belga Maryna Zanevska e, se vencer, a paulistana volta a uma final de torneio WTA após cinco anos.
Atual número 65 do mundo, Bia Haddad venceu o primeiro set contra Claire Liu, a 86ª, após quebrar o saque da rival no 11º game. Ela já tinha tido uma chance no terceiro, e precisou salvar dois break points no segundo game e outros três no oitavo. Com isso, entrou com o saque para fechar a série no 12º game e não deu chances para a rival matando o primeiro de um triplo set point. Na segunda parcial, a brasileira conseguiu uma nova quebra em um disputado primeiro game, mas tomou o troco no quarto e perdeu o serviço novamente no oitavo. Assim, no nono game, quem entrou servindo para o set foi a estadunidense e ela também matou o primeiro de um triplo set point.
Domínio no desempate
Bia Haddad não se abalou com o empate e se manteve firme no jogo no início da terceira e decisiva parcial. No quarto game, a brasileira foi para cima na devolução, pressionou bastante o saque de Claire Liu e conseguiu um triplo break point. Venceu o último deles e fez 3 a 1. No quinto game ela precisou salvar um break para manter a vantagem e, no oitavo, voltou a atacar na devolução conseguindo mais uma quebra para fazer 6 a 2 e vencer a partida.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Semifinal
As disputas por uma vaga na decisão em Saint Malo terá atletas de nível semelhante. Maryna Zanevska é a número 70 do ranking mundial de tênis feminino e, assim como Bia Haddad, não tem nenhuma taça de WTA neste ano. Por outro lado, a belga, que nasceu na Ucrânia, já venceu um título na carreira, em Gdynia, na Polônia, ano passado. Foi a única final dela até agora. A brasileira também já esteve em uma decisão, em Seul, Coreia do Sul, em 2017. Agora na França, a outra semifinal terá a número 100 do ranking Bernarda Pera, dos Estados Unidos, e a russa Anna Blinkova, a 88ª melhor do tênis mundial.