A brasileira Laura Pigossi sagrou-se vice-campeã do WTA de Bogotá, na Colômbia, ao perder a decisão neste domingo (10) para a alemã Tatjana Maria por 2 a 1 com parciais de 6/3, 4/6 e 6/2. O jogo foi muito brigado e só definido na reta final do terceiro set após a brasileira pedir atendimento médico e receber massagem na panturrilha direita. A derrota, porém, não apaga o brilho da semana da brasileira, que nunca havia chegado sequer a uma semifinal de um torneio WTA de tênis. Desta forma, Pigossi sai da Colômbia com o melhor ranking da carreira.
Curiosamente a final reuniu duas atletas que passaram pelo qualificatório. Ambas entraram no WTA de Bogotá com ranking parecido, a brasileira em 212º lugar e a alemã em 237º. Tatjana Maria, porém é mais experiente, tem 34 anos contra 27 de Pigossi, e já chegou a ser top 50 em 2017. Assim, não deixou passar o único break point do equilibrado primeiro set, no oitavo game. Com isso, chegou a 5 a 3 e depois sacou para fazer 1 a 0 sem dar chances de recuperação para a brasileira.
+ Matheus Pucinelli é campeão de duplas na Cidade do México
Laura Pigossi não se abateu e se manteve firme na segunda parcial. Tanto que não deixou passar a oportunidade de quebra que teve, no sexto game, matando o segundo de um duplo break point. No sétimo ela confirmou o serviço e abriu 5 a 2. A brasileira cresceu e pressionou bastante o saque de Tatjana Maria no oitavo game, porém sem conseguir derrubar novamente o serviço da alemã. A seguir, sacando para fazer 1 a 1 na partida, foi a Pigossi que teve de lidar com a pressão e acabou sucumbindo após salvar dois breaks e perder um set point. Nada que tirasse o foco da brasileira no décimo game da final do torneio de tênis colombiano. Ela voltou a crescer na devolução e desta vez se impôs fechando o set em 6/4. Somados, os dois últimos games tiveram 22 trocas de bolas.
A clash of contrasting styles, for sure ⚔️@laurapigossi | #CopaColsanitas2022 pic.twitter.com/6CleApNaMJ
— wta (@WTA) April 10, 2022
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Massagem e vice-campeã
Com um set para cada lado, o título foi decidido na terceira parcial, e ela começou com o mesmo roteiro dos dois últimos games do set anterior. Laura Pigossi iniciou sacando e só conseguiu confirmar após salvar três breaks e perder quatro game points em 19 trocas de bola. O segundo teve o mesmo roteiro, com Tatjana Maria precisando superar duas oportunidades de quebra da brasileira antes de fazer 1 a 1. A história mudou no terceiro game, e a alemã fez 2 a 1 com muita facilidade, mesmo na devolução. Foi quando Laura Pigossi pediu a massagem na panturrilha direita. Na volta ao jogo, Tatjana Maria abriu 3 a 1 e depois fez 5 a 2 pontuando novamente no saque brasileiro. Foi o golpe de misericórdia na final do WTA de Bogotá de tênis, mas a vice-campeã sai dali com muito a comemorar.